terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A JUSTIÇA


Hoje é dia da Justiça!

Procurei algum texto para postar, mas não achei nada que falasse sobre ela, mas apenas textos de pessoas injustiçadas.

Também procurei alguma coisa que me explicasse sobre esse dia. Comemoramos a Justiça como órgão estatal ou justiça como simples substantivo feminino?????

Achei uma referência à Imaculada Conceição, como não sou nenhum exemplo de conhecimento da Igreja Católica, não vi nexo....Então decidi comemorar, aqui, a justiça substantivo feminino.

Como advogada, ainda acredito na Justiça... tanto na Justiça substantivo, quando na Justiça como Poder... isto porque elas se completam.

A Justiça Poder pretende fazer valer a Justiça substantivo através de uma série de regras que chamamos de Processo.

Porém, a verdade é que não precisamos da Justiça para fazermos Justiça....

Todos podemos (e considero que devemos) ser justos... precisamos reconhecer o mérito das pessoas e fazermos valer o direito de cada um...

Na época da faculdade, passamos um ano discutindo "O QUE É JUSTIÇA?". A triste notícia é que não chegamos a uma conclusão.

O grande problema é que apesar de "justiça" ser um substantivo, o seu significado é totalmente subjetivo. O que é justo para mim pode não ser para você, e vice-versa.

Às vezes, a lei não é justa... muitas vezes, a decisão judicial não é justa. Apesar disto, não podemos deixar de acreditar.

Ainda que os políticos não nos permitam.... precisamos acreditar e confiar... pelo menos na nossa própria Justiça, porque se vc não acreditar que ainda é capaz de ser Justo, não te resta mais esperança... rs...

2 comentários:

  1. Giselda8.12.09

    uia!!! que lindo texto!!!

    você deve ser uma advogada porreta!!! hehehe

    e como juiza então!!! ui!!!

    beiginhos e parabéns

    ResponderExcluir
  2. voce será com certeza uma juiza que fará e acontecerá...é bom ter a esperança em quem confiar
    montidubeijus

    ResponderExcluir

Deboneia aí...