domingo, 18 de julho de 2010

POLITICAMENTE INCORRETA


Acabei de ler uma entrevista do Miguel Falabella, sobre o programa "A vida alheia". Eu sempre o considerei muito inteligente, cheio de criatividade e talento.

Li a entrevista enquanto assisto "Shrek", que é exatamente o oposto do "politicamente correto". Adoooooooro Shrek e o Falabella!!!

Na entrevista, Falabella afirma: "O americano faz o que quer. Fala inglês na Mongólia, no Cazaquistão. Por isso que eu gosto da Gloria Perez. Todo mundo fala português na Índia e vamos em frente. Aqui o politicamente correto mata a criatividade. Porque é hipócrita e sem substância."

Parei e comecei a pensar "afinal, o que é ser politicamente correto?"

Frequento a net há mais de 10 anos e estou cansada de ver pessoas tentando ser politicamente corretas. E só tentam, porque, na verdade, essas pessoas (hipócritas e sem substância) sequer sabem o significado de "politicamente correto".

Depois de uma pesquisa, o melhor conceito de "politicamente correto" que encontrei foi no Wikipedia (eu sei, o instrumento tem lá seus defeitos, mas, às vezes, ajuda!). Assim descrevem: "O politicamente correto (ou correção política) é uma política que consiste em tornar a linguagem neutra em termos de discriminação e evitar que possa ser ofensiva para certas pessoas ou grupos sociais, como a linguagem e o imaginário racista ou sexista."

O que tenho visto por aí, são pessoas achando que ser politicamente correto é agradar a todos e, pelas costas, falar mal. Aviso aos navegantes... isso chama-se FALSIDADE e está muuuuuuuuito distante de ser politicamente correto.

O politicamente correto é uma questão de respeito e não de falsidade! É politicamente correto vc ter uma opinião diferente do seu amigo sem se sentir obrigado a concordar com ele e, muito menos, sem ofendê-lo. Tendo apenas a certeza de que as pessoas podem ser amigas mesmo com idéias e ideais diferentes, desde que vc respeito o outro.

E respeitar não é afagar; não é fingir que concorda e, pelas costas, rir do outro e até falam mal dele.

Respeitar é, acima de tudo, saber conviver com as diferenças!!

Por isso eu gosto tanto do Shrek. Ele está longe de ser um lord inglês da educação. Mas tem opinião própria, conhece seus limites e respeita o próximo.

Tenho certeza que a Fiona é muito mais feliz que a Branca de Neve!

2 comentários:

  1. Th@ís...19.7.10

    Post novo...EBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!

    SAUDADES de vc ANINHA...

    Putz...eu sou uma mistura de correta e incorreta...
    sou geniosa... by Guga.rsrsrsrrs
    meu maior erro é me expor em horas erradas,ou pras pessoas erradas.
    o que me SALVA é que eu falo o que penso,apesar que cada um interpreta o que eu falo da forma que quer.aí já era.rsrsrs
    Agora falar o que eu não penso ou sinto,JAMAIS!!!!!... fico quietinha no meu canto.
    me sinto um Shrek...ou o burrinho? *DONT_KNOW* rsrss

    Boa semana pra ti,e pra quem chegar...

    BeijoK@s

    ResponderExcluir
  2. Aninha19.7.10

    Saudade de vc tb, Thatá... falar o que pensa é bom... muito bom pra dizer a verdade...
    Tb sou um pouco assim... me calo qdo não tenho opinião formada e falo o que penso, mas sempre respeitando as pessoas...
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Deboneia aí...