terça-feira, 11 de maio de 2010

HERANÇA

Essa semana ouvi no rádio a música "Tropicália", de Caetano Veloso, que é do álbum com o mesmo nome, lançado entre 1968 e 1969, e que deu o nome ao movimento do Tropicalismo.
Deve ter sido uma das primeiras vezes que a ouvi no rádio. Não é muito conhecida, até porque é forte, pesada de ouvir em todos os sentidos. Ainda assim a conheço desde muito pequena. Meu irmão também. É uma das nossas canções preferidas de todos os tempos.


Sobre a cabeça os aviões
Sob os meus pés, os caminhões
Aponta contra os chapadões,
Meu nariz


Eu organizo o movimento
Eu oriento o carnaval
Eu inauguro o monumento
No planalto central do país

Viva a bossa, sa, sa
Viva a palhoça, ça, ça, ça, ça

O monumento é de papel crepom e prata
Os olhos verdes da mulata
A cabeleira esconde atrás da verde mata
O luar do sertão

O monumento não tem porta
A entrada é uma rua antiga,estreita e torta
E no joelho uma criança sorridente,feia e morta,
Estende a mão

Viva a mata, ta, ta
Viva a mulata, ta, ta, ta, ta

No pátio interno há uma piscina
Com água azul de Amaralina
Coqueiro, brisa e fala nordestina
E faróis

Na mão direita tem uma roseira
Autenticando eterna primavera
E no jardim os urubus passeiam a tarde inteira
Entre os girassóis


Viva Maria, ia, ia
Viva a Bahia, ia, ia, ia, ia

No pulso esquerdo o bang-bang
Em suas veias corre muito pouco sangue
Mas seu coração
Balança a um samba de tamborim

Emite acordes dissonantes
Pelos cinco mil alto-falantes
Senhoras e senhores
Ele pões os olhos grandes sobre mim

Viva Iracema, ma, ma
Viva Ipanema, ma, ma, ma, ma

Domingo é o fino-da-bossa
Segunda-feira está na fossa
Terça-feira vai à roça
Porém

O monumento
é bem moderno
Não disse nada do modelo do meu terno
Que tudo mais vá pro inferno, meu bem
Que tudo mais vá pro inferno, meu bem

Viva a banda, da, da
Carmen Miranda, da, da, da da, da da da

Não foi através dos meus pais, que sempre foram muito conservadores em termos de música, e ouviam tangos, boleros e seresteiros. Mas na casa da minha avó, onde passávamos boa parte do tempo, meu tio mais novo tinha discos interessantes. Entre eles uma coletânea de banca de revista do Caetano, que tocava sem parar. Nós crianças, espojinhas que éramos, em pouco tempo sabíamos de cor "Alegria, alegria", "Baby", "London, London" e, claro, "Tropicália". Aquela melodia, aqueles versos cresceram em nós e conosco e foram determinantes pra nossa formação musical, pra nossa formação humana (a música sempre ocupou e ocupa ainda uma boa parte do nosso universo).



Outro LP (ah, gente!!! por favor não façam cara de desentendidos, você sabem o que é...) que nos invadia e me lembro da capa como se fosse hoje, era Refazenda, do Gil. Todo maravilhoso, do início ao fim...

Traga-me um copo d'água, tenho sede
E essa sede pode me matar
Minha garganta pede um pouco d'água
E os meus olhos pedem seu olhar



Pairando sobre tudo isso estava o ídolo maior do meu tio. Quem?? Ele, Chico Buarque. Se eu fechar os olhos vejo a casa, sinto o clima do piano e das sirenes e ouço os versos geniais que não entendia na época:

Acorda, amor
Eu tive um pesadelo agora
Sonhei que tinha gente lá fora
Batendo no portão, que aflição
Era a dura, numa muito escura viatura
Minha nossa santa criatura
Chame, chame, chame, chame o ladrão.



É engraçado como uma pessoa sem saber, sem querer, pode influenciar tanto na vida de outras. E foi o que aconteceu. Meu tio era muito jovem e só estava curtindo seus discos modernos. Mas de alguma forma, que não sei explicar, é como se soubéssemos da relevância daquelas aulas involuntárias, então devorávamos versos e sons, caladinhos... Foi a riqueza da música que despertou em nós o gosto, o ouvido, e que acabou se tornando um presente, uma herança das mais valiosas.

Beijos

Ana Mineira

83 comentários:

  1. Mineirinha

    bom dia!
    Sou a ultima pessoa que poderá falar sobre MPB
    não curtia quase nada na epoca...
    Para ser sincera, fui fã da Opera do Malandro e só de Chico
    me acabava com o LP Clube da Esquina de Milton
    e Elis para mim foi toda em Falso Brilhante e lps 
    sequentes...
    fora isso..nada mais...
    Não gostava do estilo, feio né?
    mas foi assim... fui criada basicamente com óperas,
    e muitas musicas francesas por causa de meu irmão...
    e fui crescendo com a geração que se ligava no som 
    americano das radios...
    com o crescimento fui apurando mais e selecionando
    sons por batidas que mexem comigo... e aí entraram
    Cazuza, barão vermelho paralamas legião urbana...
    sou rock ingles ...baladas de annie lennox... sons elaborados
    de Genesis...
    em fim a unica coisa que lembro da Tropicalia é com certeza 
    esse refrão...
    vira banda dadada
    carmem miranda dadadada
    e como sempre lindo texto
    montidubeijus

    ResponderExcluir
  2. Aninha11.5.10

    como assim... "linguaruda mor"????????????????????

    ResponderExcluir
  3. Aninha11.5.10

    Bom dia, meninas!!!!!

    Xará, TROPICÁLIA é música muito conhecida, até porque foi usada para tema em várias minisséries da Globo, sobre a época da Ditadura...

    Nessa sua lista, ficou faltando "Cálice"... rs... que eu considero a mais perfeita forma de protesto disfarsado...

    Beijos em todos

    ResponderExcluir
  4. Martinha11.5.10

    Bom dia!!

    Música, hoje eu só queria ouvi-las, quem sabe Raul Seixas?

    Meninas esta tudo bem tá?
    Eu no trabalho e filhos na escola

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Ninha

    porque vc é minha poliglota mor...
    esqueceu?
    eu deleto

    ResponderExcluir
  6. aiaiaiiiii 
    desculpa vão achar outra coisa né...
    não foi isso que eu quis dizer...
    desculpa

    ResponderExcluir
  7. pronto...desculpa...

    ResponderExcluir
  8. Martinha11.5.10

    Vida

    www.conversaemprosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Aninha11.5.10

    kakakakaka... eu aqui já achando que tinha feito alguma fofoca, sem saber... kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Martinha11.5.10

    <p><span><span>É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo.</span></span>

    </p><p><span><span>Clarice Lispector</span></span></p>

    ResponderExcluir
  11. Martinha11.5.10

    <span>"Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las."</span>


    Socrátes

    ResponderExcluir
  12. entrando rapidinho só pra deixar um vídeo,aninha sei que vai gostar como torcedora e como fã desses moleques







    http://www.youtube.com/v/lV6nPaCT6FM&feature" type="application/x-shockwave-flash" width="170" height="140
















    beijos mulherada,até outra hora

    ResponderExcluir
  13. Aninha11.5.10

    Edu, sem comentários... eles são demais mesmo...!!!

    ResponderExcluir
  14. Aninha11.5.10

    Aliás, falando em demais... o Ganso, como dançarino é um EXCELENTE jogador de futebol, hein... rs... o cara não tem o menor jeito pra dançar... kkkkkkkkk... coitado!!!

    ResponderExcluir
  15. Aninha11.5.10

    Martinha tá pensadora hoje... rs

    ResponderExcluir
  16. Martinha11.5.10

    Estou filosofando, Clarice Lispector rsrs, sou fã dela rssrs

    ResponderExcluir
  17. Martinha11.5.10

    Se ela já não tivesse morrido, diria que ela escreveu tudo pra mim rsrsrs

    Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato...
    Ou toca, ou não toca.
    <span>Clarice Lispector</span>

    ResponderExcluir
  18. Martinha11.5.10

    Olha que lindo!

    <span>... uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi a criadora de minha própria vida. Foi apesar de que parei na rua e fiquei olhando para você enquanto você esperava um táxi. E desde logo desejando você, esse teu corpo que nem sequer é bonito, mas é o corpo que eu quero. Mas quero inteira, com a alma também. Por isso, não faz mal que você não venha, esperarei quanto tempo for preciso.</span>
    <span></span>
    <span>Clarice Lispector</span>

    ResponderExcluir
  19. é...Edu num vai em casa nem pra deixar um oiiiizinhooo
    nem que seja rapidinhooooo
    aiiii que dor n'almaaaa

    ResponderExcluir
  20. Aninha11.5.10

    Ele vai começar a ir... nem que eu tenha que levá-lo pela orelha... rs

    ResponderExcluir
  21. Martinha11.5.10

    Boa tarde!

    ResponderExcluir
  22. Martinha11.5.10

    Acho que tá todo mundo querendo matar o Dunga kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  23. Feliz³11.5.10

     meninas & meninos... oiê! :)



    Adorei as músicas!!

    E,
    não me lembro de nenhuma fase de minha vida,que não tenha sido marcada por alguma música,
    de nenhum amor ou desamor... que não tenha uma 'letra'...
    não me lembro de nenhum amigo,sem ouvir a música que o marcou pra mim ou mim...
    Enfim,não me lembro de nenhuma alegria,nenhum grande momento,
    nenhuma fossa,nenhuma trsiteza,que não tenha sido acompanhada por algum som...


    Condordo contigo,Mineira... música é uma grande herança!!
    Como dizia o <span>Nietzsche</span>:
    "sem música a vida seria um erro"!


    Aninha,Martinha,Mineria,Guga,Thais.... beijo. :)
    Inté..
     

    ResponderExcluir
  24. Feliz³11.5.10

    Essa é minha primeira música...rs.. a primeira de qual me recordo ter ouvido,e com certeza a que mais marcou minha infância... meu pai ao piano... anos mais tarde eu dançando-a no balé e aprendendo,com ele,meu pai,a tocá-la no piano... e desde então,ouço-a sempre... no melhor estilo,rs,"recordar é viver"...  :-[



    http://www.youtube.com/v/_mVW8tgGY_w" type="application/x-shockwave-flash" width="170" height="140



    A minha primeira memória musical...

    ResponderExcluir
  25. Martinha11.5.10

    Chegueiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  26. Aninha11.5.10

    Aleluia... pensei que vc tava perdida por BH... kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  27. Aninha11.5.10

    Feliz... linda...

    Essa música... além dela ser linda... lembro de uma caixinha de música que minha avó me deu... com uma bailarina... tocava essa música...

    Delícia...

    ResponderExcluir
  28. Carmem11.5.10

    <span>BOA NOITE MENINAS!</span>

    ResponderExcluir
  29. Martinha11.5.10

    Oi Carminha, tudo bem querida

    ResponderExcluir
  30. Carmem11.5.10

    Oi Matinha!

    ResponderExcluir
  31. Carmem11.5.10

    Olá Feliz!

    ResponderExcluir
  32. Martinha11.5.10

    Quando que esse time nosso vai nos dar alegria 

    ResponderExcluir
  33. Carmem11.5.10

    Martinha só Deus sabe,kkkkk

    ResponderExcluir
  34. Carmem11.5.10

    <span>agostaram da convocação do Dunga!</span>

    ResponderExcluir
  35. Carmem11.5.10

    ESTOU SÓ AQUI,KKKK

    ResponderExcluir
  36. Martinha11.5.10

    Meu filho anda tão triste com isso, ainda bem que ele torce para o cruzeiro também rsrsrs

    ResponderExcluir
  37. Martinha11.5.10

    detestei

    ResponderExcluir
  38. Martinha11.5.10

    eu estou aqui rsrsr

    ResponderExcluir
  39. Martinha11.5.10

    será que estou invisível kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  40. Carmem11.5.10

    Martinha pena que vc está sem som,kkkk

    ResponderExcluir
  41. Martinha11.5.10

    Carmem, eu estou aqui kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  42. Carmem11.5.10

    não está não

    ResponderExcluir
  43. Carmem11.5.10

    COMO FOI SEU DIA DAS MÃES/

    ResponderExcluir
  44. Martinha11.5.10

    como não srsrs

    ResponderExcluir
  45. Carmem11.5.10

    MARTINHA GOSTOU DA MINHA ROUPAGEM NOVA?

    ResponderExcluir
  46. Martinha11.5.10

    estragou esta semana

    ResponderExcluir
  47. Carmem11.5.10

    O ESCUDO É LINDO

    ResponderExcluir
  48. Martinha11.5.10

    foi ótimo, com a familia toda reunida e o seu?

    ResponderExcluir
  49. Carmem11.5.10

    SOU TRICOLOR DO CORAÇÃO

    ResponderExcluir
  50. Carmem11.5.10

    MARTINHAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  51. Martinha11.5.10

    adorei seu avatar, pena que o time não está ajudando 

    ResponderExcluir
  52. Carmem11.5.10

    O ECHO ESTPA FICANDO LINDO COM TANTO ESCUDO DO FLUZÃO

    ResponderExcluir
  53. Carmem11.5.10

    MATINHA MESMO ASIM EU ADORO ELE,KKK

    ResponderExcluir
  54. Martinha11.5.10

    Carmem, minha simpatia pelo flu é por causa do marido e do filho, meu time mesmo é o cruzeiro

    ResponderExcluir
  55. Carmem11.5.10

    KKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  56. Martinha11.5.10

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, verdade

    ResponderExcluir
  57. Carmem11.5.10

    VOU PEGAR UM BISCOITINHO DES DE CEDO QUE NÃO COMO NADA,JÁ VENHO

    ResponderExcluir
  58. Aninha11.5.10

    Pois é... ninguém é perfeito... kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  59. Martinha11.5.10

    Mas quando ele não joga com o cruzeiro eu torço por ele, e amor por time a gente não explica né, a gente sente

    ResponderExcluir
  60. Martinha11.5.10

    num é 

    tem gente que até torce para o atletico

    ResponderExcluir
  61. Aninha11.5.10

    Galo... galo... galo... rs

    ResponderExcluir
  62. Martinha11.5.10

    Odeio frioooooooo saco!

    ResponderExcluir
  63. Thaís11.5.10

    rsrsr nada como um bom livro e cama ;)

    ResponderExcluir
  64. Martinha11.5.10

    é uma otima ideia, melhor ainda é nao precisar acordar cedo rsrsrs

    ResponderExcluir
  65. clara11.5.10

    OI POVOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  66. Martinha11.5.10

    não acredito...

    Clarinha que bom te ver

    ResponderExcluir
  67. Aninha11.5.10

    Amiguinhaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Ki saudadade imensa de vc...

    Como vc está?

    ResponderExcluir
  68. clara11.5.10

    Tudo bem!!!
    Eu sempre lembro de vcs mas nunca entro
    então resolvi aparecer hj
    Tudo bem por aqui?
    Quais as novidades???

    ResponderExcluir
  69. Martinha11.5.10

    tem novidade não, só que a Mineira tá ficando importante, fez um texto outro dia que foi postado em outros sites

    ResponderExcluir
  70. Aninha11.5.10

    Tá tudo bem por aqui... Mineira fazendo sucesso... pessoas mandando e-mails e elogiando o blog...
    As visitas aumentando...
    Para duas pessoas que não tinham nenhuma pretensão de sucesso, as coisas estão acontecendo sem a gente imaginar...

    ResponderExcluir
  71. clara11.5.10

    Que máximo!!!
    Fico feliz por vcs.

    ResponderExcluir
  72. Giselda11.5.10

    oieeee meninassss



    beiGinhosssssss

    ResponderExcluir
  73. Martinha11.5.10

    oi Gi, boa noite

    ResponderExcluir
  74. Anonymous11.5.10

    oieeee Martinhaaa, bginssss

    ResponderExcluir
  75. Giselda11.5.10

    hehehehe, o convidado pelado ... soy jo!!!!! heheheeh


    meu filho ta usando meu note, vim pro pc, e sisiqueci heheeh que tava anonima!!!!! hheehhe


    bginsss Matinha!!!!!

    ResponderExcluir
  76. Martinha11.5.10

    aqui também é uma briga, mas o problema é que só tem um pc rsrsrs

    ResponderExcluir

Deboneia aí...