sábado, 8 de maio de 2010

MÃE QUE TEM MÃE


Julia era a mãe de John Lennon.
Ela não o criou e acabou morrendo prematuramente,
mas ele tinha por ela verdadeira adoração

Um dos versos de música de que eu mais gosto e de que me lembro sempre vem de uma canção do Ira!, Dias de luta: "Se meu filho nem nasceu, eu ainda sou o filho". É a pura verdade. E acho que entendi toda a dimensão dessa frase, que, na verdade, é muito mais significativa do que parece, depois que virei mãe. Até termos filhos somos filhos, depois...

Há nove anos pra mim o Dia das Mães tem sido um momento de refletir sobre o meu papel de mãe e nada mais. Acho que depois que eles nascem a gente fica meio condicionada, todas vez que ouve a palavra "mãe", o que vem na cabeça é "filho" (Como será que ele está? Está seguro? Está feliz? Está precisando de mim?). Nossas próprias mães acabam relegadas a um papel coadjuvante, que aceitam com o coração aberto.

Minha mãe é uma das criaturas mais sem frescura que já conheci na vida. Pra ela tudo é fácil e possível. E faz com uma entrega, com uma dedicação que o resultado é invariavelmente simples e perfeito. É meio mãe do mundo e acha que é seu dever cuidar de todos os seres que cruzam o seu caminho. Foi ela que me ensinou que ser mulher, ou pobre não é defeito. Pelo contrário. Dentro daquela simplicidade comovente ela carrega todo orgulho do mundo, sem nenhuma soberba. Adora paparicar, adular, sem nunca perder aquela aura de quem está zelando pelos seus pequeninos. Cuida de um bando de nobres ou de mendigos com a mesma dignidade. Sempre se torna uma referência onde passa. Todos têm alguma coisa pra perguntar pra ela. Todos querem sua companhia. É tão mãe que foi mãe da própria mãe.

Uma vez estava comentando com uma conhecida sobre um acontecimento, nem lembro mais o quê ou sobre quem, mas eu dizia que concordar com atitudes de desrespeito era inaceitável e absurdo. Ela ficou calada e pensativa e depois disse: "Você deve ter sido muito amada quando criança". Por um momento não entendi, mas quando olhei pra ela vi o que queria dizer: só tem segurança para rejeitar o desprezo e o desamor quem foi amado. Não é uma coisa que nasce conosco. Se eu enxergava assim é porque tinha tido o privilégio de aprender a ser assim. E foi com minha mãe... Ela sempre me amou muito.

Por isso aqui, agora não vou ser mãe, vou ser filha. Vou me divertir e me emocionar lembrando que, até hoje, minha mãe está atenta a todos os detalhes da minha vida, como se eu tivesse acabado de nascer. Ainda fica adivinhando meus desejos e necessidades. Ainda desenrola as golas das minhas blusas e limpa meu rosto com cuspe. Ainda da palpite em tudo e se acha na obrigação de decidir por mim. Ainda acha que tudo que acontece de mais pesado na minha vida (ainda que aconteça na de todo mundo) é injusto. Ainda me acha a melhor, a mais bonita, mais perfeita e mais interessante. Como é bom saber que pra ela vou ser sempre pequena e frágil, mesmo se for eu quem estiver cuidando. Da um alento, um conforto... Aí então, lembro da minha conhecida e não consigo deixar de pensar: todo mundo merecia ter isso.

Metade do que eu digo não faz sentido
Mas digo apenas pra te alcançar, Julia
Julia, filha do oceano, me chama...
Então eu canto uma canção de amor, Julia.
Olhos de concha do mar, sorriso de vento, ela me chama
Então eu canto uma canção de amor, Julia.
Seu cabelo de céu flutuante está brilhando,
Reluzindo ao sol
Julia, Julia, lua da manhã, me toque
Então eu canto uma canção de amor, Julia.
Quando eu não consigo cantar meu coração
Só posso dizer o que penso
Areia adormecida, nuvem silenciosa, me toque
Então eu canto uma canção de amor, Julia.
Ela me chama
Então eu canto uma canção de amor para Julia.


Beijos

Ana Mineira

26 comentários:

  1. Ana Mineira8.5.10

    Boa tarde, meus queridos!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ana Mineira8.5.10

    <span>Vejam que orgulho!!! 
     
    http://www.inclusive.org.br/?p=15243 
     
    Meu agradecimento e meu carinho à Equipe Inclusive </span>
    <span>e ao Lúcio Carvalho! 
     
    Parabéns pelo trabalho!</span>

    ResponderExcluir
  3. J O R G E8.5.10

    Boa tarde, Aninha! (a outra...)

    Fontes confiáveis me informaram que ocê anda percebendo um movimento "celeste" cheia de coisinhas fresquinhas azuis por aí, procurando Zorrim... Tentaram até fazer um "Zorrim azul" andando cheio de frufru com bandeira e tudo...

    Obrigado pela força, querida! Infelizmente nem todos tem bom gosto...

    BjkaXXXXXXXXXXXXXX

    ResponderExcluir
  4. J O R G E8.5.10

    INCLUSIVE não foi a pedidos da "autora" a publicação do texto...
    Enfim...

    P.S. - Belíssimo o texto. Sensível, reflexivo, mas acho que já o li por aí, salvo engano...

    ResponderExcluir
  5. J O R G E8.5.10

    Boa tarde aos penetras, como eu, e demais do espaço!

    BjkaX "mulherada" e abraços na rapeize!

    ResponderExcluir
  6. Aninha8.5.10

    Xará, lindo texto, como de costume...

    Parabéns pela publicação do texto no ontem no "Inclusive"... estava lindo mesmo... merecida a reprodução!!!!!

    Jorginho... já tava ficando com saudade de vc... kakakakakaka...

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Aninha8.5.10

    Kd Dna. Marta, hein????????

    ResponderExcluir
  8. Aninha8.5.10

    Essa net tá muito sem graça... vou-me... humpf...

    ResponderExcluir
  9. Anonymous8.5.10

    ana mais uma vez teu texto tá lindo.a cada dia sou mais e mais teu fã

    ResponderExcluir
  10. apareci como convidado

    ResponderExcluir
  11. Martinha8.5.10

    Vizinha 

    Parabéns pela publicação, vc merece
    Vc é muito sensível e muito humana, 
    Estar perto de vc é um aprendizado diário

    beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Martinha8.5.10

    Aninha

    D.Marta estava na apresentação do jazz da filhota, beijos

    ResponderExcluir
  13. Martinha8.5.10

    Quer dizer que tem gente que apareceu né, tá bom kkkkkkkkkk

    beijos Zorrin

    ResponderExcluir
  14. Martinha8.5.10

    Oi Duduzinho

    beijos

    ResponderExcluir
  15. oi martinha tudo bem gata?

    ResponderExcluir
  16. Martinha8.5.10

    Tudo Edu, meio cansada, mas com vontade de virar a noite rsrsrs

    ResponderExcluir
  17. Ana Mineira8.5.10

    ai, ai...

    mas tem gente muito desaforada nesse mundo, né???

    Deve ter lido depois q clicou no link da Guga...

    aff...

    atrevido...

    ResponderExcluir
  18. Ana Mineira8.5.10

    Xará!!!

    Mil beijos!!

    obrigada!!

    mas...
    seu gosto tá depencando né,amiga?!

    ResponderExcluir
  19. Ana Mineira8.5.10

    Beijinho, edu!!!

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  20. Ana Mineira8.5.10

    Vizinha...

    aprendemos uma com a outra, viu??

    Beijo!!!!!

    ResponderExcluir
  21. <span>Beijinho, edu!!! 
     
    Obrigada!!!</span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span>beijos ana,me dá um autógrafo? rsrsrsrsrsrs</span>

    ResponderExcluir
  22. Ana Mineira8.5.10

    bobo...

    ResponderExcluir
  23. <span>bobo...</span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span>tá famosa você</span>

    ResponderExcluir
  24. Feliz³9.5.10

    Meninas,meninos... oiê! :)





    Mineira,mineira...
    teu post sobre diferença'... sobre o teu filho... despertou em mim N sentimentos,que nem sei descrever,mas um deles sei... e faço questão de dizer:-
    Admiração!!! A cada vez que te leio... mais eu te admiro!!!

    Beijão,um em vc, e outro no teu filho,lindo!!!


    Ahhh,enquanto lia,me veio a cabeça e me pus a cantarolar em 'silencio'... agora vou cantar,pra vc,em voz alta...
    (hei... se eu desafinar,dá um desconto,tá??sabado... madrugada... rsss)



    http://www.youtube.com/v/UkuPDjK1d08" type="application/x-shockwave-flash" width="170" height="140




    Aninha,Martinha... beijo com saudades !!!  ;)



    Feliz dia das mães pra toda(os)... mães ou filhos! :)

    ResponderExcluir
  25. Feliz³9.5.10

    Martinha,Mineira...(não sei quem mais é mãe,aqui,mas desejo a todas...


    Que o dia de vcs seja um dia dos 'deuses',com colinho de mãe e carinho de filho
    E que vcs possam ver o olhinhos de seus 'tesouros' brilhando de orgulho em tê-las como mãe!!!



     Eu guardo no peito a imagem querida
    Do mais verdadeiro, do mais santo amor:
    — Minha Mãe! —

    Nas horas caladas das noites d’estio
    Sentado sozinho co’a face na mão,
    Eu choro e soluço por quem me chamava
    — “Oh filho querido do meu coração!” —
    — Minha Mãe! —

    No berço, pendente dos ramos floridos
    Em que eu pequenino feliz dormitava:
    Quem é que esse berço com todo o cuidado
    Cantando cantigas alegre embalava?
    — Minha Mãe! —

    De noite, alta noite, quando eu já dormia
    Sonhando esses sonhos dos anjos dos céus,
    Quem é que meus lábios dormentes roçava,
    Qual anjo da guarda, qual sopro de Deus?
    — Minha Mãe! —

    Feliz o bom filho que pode contente
    Na casa paterna de noite e de dia
    Sentir as carícias do anjo de amores,
    Da estrela brilhante que a vida nos guia!
    — Uma Mãe! —

    Por isso eu agora na terra do exílio,
    Sentado sozinho co’a face na mão,
    Suspiro e soluço por quem me chamava:
    — “Oh filho querido do meu coração!” —
    — Minha Mãe! —

    (*Casimiro de Abreu)



    http://www.jacquielawson.com/preview.asp?cont=1&hdn=0&pv=3262960&path=83558



    Sintam-se,muito carinhosamente,abraçadas!!!

    ;)

    ResponderExcluir
  26. Misunderstood9.5.10

    Q lindoooo! adorei! Feliz dia das maes p vc e sua mamis! beijokas!

    ResponderExcluir

Deboneia aí...