domingo, 30 de maio de 2010

PRIORIDADES...


Simone de Beauvoir disse: "Todas as vitórias ocultam uma abdicação!".

E abdicar de algumas coisas significa fazer um rol das prioridades da sua vida, destacando as coisas mais importantes e deixando de lado outras que você gosta.

Abdicar implica afastar-se de coisas que você gosta de fazer, caso contrário, seria um alívio e não uma privação.

E cheguei aos 35 anos, deixando de lado tudo o que eu considerava ser prioritário, numa típica fuga de mim mesma!

Acontece que a vida não passa batido para ninguém... e, vez ou outra, ela te dá um chacoalhão...

Antes tarde do que nunca, resolvi aproveitar mais um dessas fases de alvoroço para, finalmente, listar minhas prioridades!

Todos sabem que nunca tive intenção de me tornar uma blogueira profissional, apesar de adorar escrever e estar aqui com vocês! Por isso, venho por meio desta (santa formalidade, batman!), informar que estou me afastando do blog!

Sem choramingos, please!!! O blog não vai acabar... vou apenas diminuir o ritmo, de forma que não haverá mais um post diferente por dia, porque me toma um tempo que não tenho... mas, de vez em quando, escreverei alguma coisa...

Aos fofoqueiros de plantão, aviso que não houve nenhuma guerra, nem brigam, nem nada... apenas a vida tomando o seu próprio rumo!!!

Os amigos que frequentam o Echo não ficarão desamparados... vocês poderão continuar se encontrando na GUGA (e eu passarei por lá também)... os belos textos da Ana Mineira, vocês encontrarão no ALTA ESTIMA e, quanto a mim, estarei no MSN sempre que possível!!!

Tenho 3 grandes batalhas para encarar... e a hora é agora!!! Vencer será consequência que, certamente, será dividida com vocês!!!

Aproveito a oportunidade para agradecer o carinho que sempre recebi de todos vocês. Não quero nomear todos, pois poderia deixar de lado alguém. Porém, não posso ignorar a maior de todas as forças que recebi até hoje: MARTINHA ,amiga, te amo muito viu!!!! Obrigada por absolutamente tudo, especialmente pela amizade, carinho e por ser minha consciência nos momentos críticos!!!!

Beijos em todos,

Aninha

sábado, 29 de maio de 2010

MAIS UMA VEZ



"... mas eu sei que um dia a gente aprende...
... se vc espera alguém em quem confiar, confie em si mesmo.."

sexta-feira, 28 de maio de 2010

MISSÃO DE BEBÊ


Quando se trabalha há 13 anos no mesmo lugar, é natural adquirir uma certa intimidade com as pessoas e, um ou outro, acaba ganhando espaço permanente no seu coração.

Certamente não é normal uma pessoa dizer que ama seu chefe... e, como não sou normal mesmo (ah, como eu tenho consciência disso...), eu me dou o direito de falar e repetir um milhão de vezes: eu amo meus chefes (alguns só...)

E, a você, meu chefe, amigo e irmão, dedico este post. Eu sei não lerá, mas eu precisava expressar, para tentar diminuir minha dor (a que sinto por você), para me reerguer mais forte e poder ser a amiga-irmã que sempre fui!

Ele pouco viveu ainda. Nascido aos 21 de maio de 2010, sem nome definido, ele está lutando para sobreviver!

A luta vai ser brava, amigo, mas tenho fé que ele conseguirá sair dessa!

Quando você me ligou ontem a noite, senti que seu filho veio ao mundo com uma missão importante: amolecer seu coração e fazer com que volte a acreditar em Deus. Não desejo nada fervoroso, pois isso não tem sua cara e, muito menos a minha.

Mas desejo que seu coração possa se encher de fé!!!!!!!!

E eu, continuarei aqui, com minha fé esquisita, rezando do jeito que sei fazer, para que nosso menino saia intacto desta!

Te amo, meu amigo!!! Força hoje e sempre!!! "Tamu junto!"

Aninha



quinta-feira, 27 de maio de 2010

THATA


Menina-moça-mulher!

Anjo cheio de candura, mas com a asa quebrada, já que adora tirar um sarro!!!

Ela chega, chegando e sai sempre voando!!!

Com palavras doces, ela nos cativou...

Com sua criatividade, nos impressionou...

Com sua alegria, nos encantou...

É querida e amada, mesmo sendo misteriosa!!!

Essa é nossa THAIS!!!

Feliz Aniversário!!!

Muita alegria, hoje e sempre!!!

Beijos,

Aninha

quarta-feira, 26 de maio de 2010

BRUXAS E MENINAS


Terça feira, 25 de maio de 2010.

Ontem, fui dormir com a cabeça cheia e muita enxaqueca. Mas Deus (seja lá qual for sua crença) é justo e me deu uma noite de sono maravilhosa e, não bastasse isto, logo cedo fui abençoada!

Hoje, levantei e fui para o banho. Ao voltar, minha pequena (sobrinha) já estava lá, dormindo na minha cama. Do nada, ela levantou e foi até o espelho... Vejam o diálogo:

Eu - ei Pretinha, bom dia! Não é muito cedo para vc levantar? Nem terminou o "tetê" ainda... (*tetê é a mamadeira que ela toma diariamente)
Ela - é, eu sei Teté, mas fui me olhar no espelho...
Eu - isso eu to vendo, mas foi se olhar no espelho por que?
Ela - porque eu sonhei com a bruxa...
Eu - então vem cá, Teté deita com vc e te abraça forte...
Ela - mas vc reza comigo?
Eu - Rezo, claro...
Nós - "Com Deus me deito e com Deus me levanto. Espero que Nossa Senhora cubra todos com seu manto".
Ela - papai do céu, obrigada pelo dia de hoje. Protege eu, a mamãe, o papai, a teté, as vovós, a titia Andrea e o Tio Alê e não deixa ninguém sonhar com bruxas, Amém.

E, então, ela pegou a mamadeira e voltou a dormir...

É, as crianças são seres especiais mesmo!!!! Reparou que eles resolvem os problemas com uma simplicidade impressionante?

Sonhou com bruxas? Então, vou até o espelho e me reconheço como eu mesma. Eu não sou a bruxa feia do meu sonho. Deito, rezo, agradeço por mais um dia, peço proteção e volto a dormir.

Acredito que um dos grandes problemas da humanidade está no processo de amadurecimento. Nos vemos obrigados a deixar de acreditar nos contos de fadas e, acabamos por perder a ingenuidade da infância. E esta perda é fundamental, pois com o passar dos anos, fica difícil nos reconhecermos diante do espelho.

Com a ingenuidade, perdemos alguns perpectivas sobre nós mesmos, de forma que, alguns chegam ao cúmulo de se olhar e enxergar a bruxa (ainda que você tenha sido obrigado a acreditar na inexistência delas, os contos de fada continuam a ser a referência de bem e mal)!!!!

A minoria gosta do que vê. E, na maior parte dos casos, tem-se início, a guerra contra a bruxa, ou seja, contra si próprio!!! E nos deixamos machucar e magoar... afinal de contas, bruxas devem sofrer...

Ocorre que nem tudo está perdido.... meu lado "Pollyanna" (lembram do livro?) sempre me faz ver uma situação positiva... sempre há tempo para se olhar no espelho e reconhecer a si próprio, mesmo que você enxergue uma pessoa maltratada pela vida, ainda é você, com aquela doce ingenuidade da criança.

Beijos,

Aninha


terça-feira, 25 de maio de 2010

TEMPO PERDIDO

 
Pensei em fazer uma introdução, mas algumas músicas não precisam disso... elas se bastam!!!
 


"Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo...

Todos os dias
Antes de dormir
Lembro e esqueço
Como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder...

Nosso suor sagrado
É bem mais belo
Que esse sangue amargo
E tão sério
E Selvagem! Selvagem!
Selvagem!...

Veja o sol
Dessa manhã tão cinza
A tempestade que chega
É da cor dos teus olhos
Castanhos...

Então me abraça forte
E diz mais uma vez
Que já estamos
Distantes de tudo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo...

Não tenho medo do escuro
Mas deixe as luzes
Acesas agora
O que foi escondido
É o que se escondeu
E o que foi prometido
Ninguém prometeu
Nem foi tempo perdido
Somos tão jovens...

Tão Jovens! Tão Jovens!..."

Beijos,

Aninha

segunda-feira, 24 de maio de 2010

SEJA PROTAGONISTA!



"O amor não tira férias" é uma comêdia romântica com um elenco de primeira linha: Jude Law (só ele bastava!), Cameron Dias, Jack Black e Kate Winsley.

É um dos filmes que melhor retrata a alma feminina, nossos desejos, anseios e, especialmente, nossas reações ao dia-a-dia (será que ainda tem hífen?).

O filme começa com as duas moças cansadas de suas vidas e prontas para tirarem férias, de si próprias. Para tanto, elas fazem uma pesquisa na internet e trocam de casas.

Mesmo sem nunca terem se conhecido, uma habita a casa da outra, em países diferentes, com culturas diferentes, em climas diferentes. A fuga é evidente!!! Neste novo destino, só conheciam a si próprias.

Iris (personagem de Kate Winsley) viajou para esquecer um amor. E, nesta nova jornada, a primeira pessoa que ela conhece é um senhor de idade, diretor de filmes Holywoodianos, que não lembra como voltar para casa.

Ela conta para ele que entrou nesta aventura para esquecer seu ex namorado, que ficou noivo. E, durante a conversa, ele afirma: "Na nossa vida, ou somos protagonistas ou somos a melhor amiga. E você está se portando como a melhor amiga. Está na hora de ser protagonista!"

Ela chora e diz que depois de tantos anos, a terapeuta nunca havia dito isso para ela.

Não conto o final do filme... assistam... mas, esta fala, para mim, é especial!!!! Em poucas palavras, ele diz que vc deve ser a pessoa mais importante da sua própria vida!!!! E é tão difícil fazer isso, já que estamos sempre rodeados de pessoas e que ninguém vive só!!!

Assim, mais uma vez, fica o meu conselho: sejam protagonistas de suas próprias vidas!

Beijos,

Aninha

domingo, 23 de maio de 2010

O OUTRO BLOG



Sempre soube que precisava escrever. Comecei assim que aprendi, espontaneamente. Na infância, na adolescência escrevia muito, depois parei. Comecei a ter que usar desculpas. O cartão de aniversário de um amigo, de amigos de amigos, cartas de reclamações pra operadora de telefonia, aniversário de cachorro, batizado de boneca (parecendo coisa de alcoolatra, né?)... Escrevo cada email pra banco!!!!! Uma vez fiz uma carta de demissão que emocionou a responsável pelo departamento pessoal da empresa. Ela chegou a me dizer que a minha devia ser usada como modelo para todas as cartas de demissão (quanto orgulho!!!!).

Aí os blogs surgiram na minha vida. E os comentários. E as pessoas. Vivo falando aqui dos meus amigos. Acho que às vezes pode até ficar parecendo papo de altoajuda, mas não é. Duas delas souberam que eu precisava ter um blog antes que eu mesma soubesse. Enquanto uma discutia a ideia ("ideia" não tem mais acento) tentando me convencer a outra me arrumou a desculpa perfeita: precisava de alguém que a ajudasse em seu próprio blog já que ela estaria muito atarefada. Foi assim que vim parar aqui.

E contava todas as histórias menos a que gritava pra ser contada. Era um projeto secreto. Tão secreto que nem eu sabia dele. Mas já existia e agora está vindo a tona. Sinto como se estivesse indo pra casa, cumprindo meu destino. Quero que as pessoas saibam como é boa essa sensação. A de voltar a habitar o próprio corpo, de ocupar o próprio espaço. É isso que o
Alta Estima significa pra mim. Quero colocar nele um pouco mais da escritora, quero que ele seja mais focado, com intenções mais sérias.

E o Deboniando?? Vai continuar pra mim... É nosso diário,
nosso confissionário, como diria meu irmão, nosso terreiro de casa. A casa onde encontro meus amigos. Esses que torcem por mim com tanta força que chega a doer. Da pra sentir daqui (o "da" também não tem mais acento). É a eles que eu queria agradecer. Principalmente às duas do começo, Aninha e Its, por me fazerem assumir meu sonho. A minha Ju que nunca desiste de mim (eu, se fosse ela, já tinha chutado o pau da barraca) e pelas fotos, onde ela fez milagres... À Martinha pelo carinho, paciência e encorajamento. Ao meu fã, Eduardo, que ou me incentiva ou me enlouquece. A Clarinha, Isa, Feliz, Jota, Gi, Thaís, Guga e todo seu povo. Todos sempre afagaram meus escritos.

E vou aproveitar e fazer meu comercial... Dizer que segunda feira tem post novo e pedir a todos que divulguem. Os que gostam que divulguem entre os amigos e os que não gostam entre os inimigos!

Sonho que se sonha só
É só um sonho que se sonha só
Mas sonho que se sonha junto é realidade
Raul Seixas
Beijos

Ana Mineira


Nosso beijo enoooorme pro filhotinho da Scarlett!!!!


Iago, meu lindo!!!! Muita felicidade pra você!!!

Aproveita o privilégio de ter nascido numa família tão cheia de amor e realize todos os seus desejos!!!!


sexta-feira, 21 de maio de 2010

EM ALTÍSSIMA ESTIMA


Estimar é admirar, gostar, querer bem, ter afeição por alguém.

Eu estimo muito meus amigos. Alguns em grau mais elevado que outros, mas todos são muito estimados e vivem no meu coração.

Por isso, fico feliz demais quando eles “saem do casulo” e viram borboletas. E saem voando por aí, lindos, colorindo o mundo e trazendo alegria a outras pessoas que aprenderão a estimá-los também.

O momento que mais gosto de presenciar acontece quando eles se redescobrem e lembram de suas “autoestimas”, ou seja, aquele carinho, consideração e admiração que temos por nós mesmos.

Vivemos uma vida de loucura diária! Preocupados com família, trabalho, casa, saúde e, infelizmente, é muito normal esquecermos de nós mesmos, reduzindo nossa autoestima a praticamente nada.

Recentemente, tive a oportunidade de acompanhar uma amiga muito querida redescobrindo sua autoestima.

Sei que o convite para dividir este blog comigo, fez renascer a certeza de que ela precisava escrever e, dificilmente, acharemos alguém que exponha melhor os sentimentos e os pensamentos que ela.

Depois de se redescobrir, chegou a hora de ela alçar vôos mais altos...

Assim, como eu a guardo em altíssima estima, tenho a imensa honra de apresentar a vocês um novo blog, que será escrito exclusivamente pela Ana Mineira, no qual ela pretende falar sobre o reencontro com sua alto autoestima, ajudando as mulheres a se redescobrir!

Não chorem! Ela não nos deixará! Talvez passe a publicar menos, mas ela não se afastará! Quanto a mim, vocês continuarão tendo que me engolir!!!

É isso aí, clique AQUI, para conhecer o novo blog da Ana Mineira!!!

Amiga, muito sucesso, pois você merece!!!!! E, respeitando uma característica bem nossa, o momento merece uma música!!!

Beijos,

Aninha


quinta-feira, 20 de maio de 2010

DANIEL


Dentro de alguns dias, fará um ano que te conheço!

Não tenho a menor dúvida que foi o nome que me chamou a atenção! Mas, foi o ser humano que me cativou, diariamente, nestes quase 365 dias!

Meu amigo amado, que eu sei que está ali, só de te ver "online" no Debonis.

Às vezes, meu lado egoísta fala mais alto e eu penso: o BBB não poderia acabar, tinha que ser eterno, pois só assim, conseguiria falar com o Dé diariamente...

Menino-anjo, que despencou na minha vida, para me trazer muita alegria e amor!

Você me fez entender sobre diferenças e me ajudou a viver com elas! E como eu amo nossas diferenças, amigo... são elas que nos aproximaram e nos mostraram o quanto somos parecidos, já que por causa delas, nos completamos...

Para você, deixo a nossa música e meus votos da mais profunda FELICIDADE!!!

PARABÉNS, MEU AMOR-AMIGO!!! TE AMO!!!

Um milhão de beijos,

Aninha






quarta-feira, 19 de maio de 2010

LOVE STORY

Ai, não me critiquem...

Atire a primeira pedra quem,
de vez em quando não deseja do fundo do coração
que tudo fosse tão simples???




Beijos

Ana Mineira

terça-feira, 18 de maio de 2010

XURUMELAS


Eu não sei se vocês sabem, mas mulheres que moram na mesma casa ou que passam muito tempo juntas acabam sincronizando seus ciclos menstruais. Não é mito, é Natureza. Em seu período fértil as fêmeas humanas
liberam feromônios, substâncias que emitem certos indícios só perceptíveis para outros da mesma espécie. Os feromônios sexuais são capazes de induzir o comportamento reprodutivo. Nosso consciente não percebe quando fazemos isso e nem quando outras fazem, mas um lado de nós sabe. E esse lado está competindo para ter a melhor descendência (que seria a maior, mais saudável e mais duradoura segundo nossos instintos), então não queremos que outra mulher fique com todos os machos do território, muito menos os melhores. O que nosso corpo resolve fazer? "Entrar no cio" ao mesmo tempo, porque aí disputaremos de igual pra igual. Maquiavélico, não? É... Lei da Natureza.

Tenho certeza de que isso já aconteceu comigo, mais de uma vez. Por causa de estudo ou de trabalho houve épocas em que passava quase todo o dia na companhia das mesmas mulheres. Se formos analisar na prática da minha realidade as estratégias foram totalmente desperdiçadas, já que tive apenas um filho, com o parceiro com quem fiquei boa parte da minha vida e ainda usava métodos contraceptivos. Mas é genético, é ancestral e meu corpo vai continuar fazendo isso, o que não significa que eu vou ter que entrar na disputa da melhor prole. Mulheres modernas têm planos pra suas vidas e não da pra se deixar dominar por competição evolutiva.

Da mesma forma fomos geneticamente projetados pra disputar tudo, como todos os animais fazem. Nenhum bicho tem pudor de querer para si e para os seus a melhor comida, o melhor ninho, a melhor água e nem tem escrúpulos de fazer o que tiver que ser feito para consegui-los. Nós só não fazemos o mesmo (geralmente, né?) porque nossa racionalidade criou regras... Nos educamos e nos reprimimos para respeitar o limite do outro, desobedecendo aos nossos impulsos primários. Ou seja toda a vida moderna em sociedade está baseada nesse auto-controle. Coisa da qual homens sempre se gabaram de ser melhores que as mulheres, eles são os mais racionais. Então por que quando se chega à questão dos instintos sexuais masculinos a conversa fica tão diferente?

Sem fazer nenhum juízo de valor: pessoas tomam a decisão de trair. Homens e mulheres traem os seus parceiros porque querem, porque se permitem. Não é porque a zinha embarangou, ou porque o zinho não da atenção ou porque Pafúncio solta pum ou porque Tiburcina usa creme na cara e muito menos porque é homem e a missão é espalhar a semente. Deu vontade e pronto! Resolveram encarar as possíveis consequências e satisfazer um desejo. Outras pessoas podem ter tido o desejo e decidiram não satisfazer e outras nem tiveram o desejo.


O caso é que fidelidade exige esforço.
Relações monogâmicas são difíceis para todos os envolvidos! Perguntem às araras, aos pinguins, aos cisnes... Perguntem aos homens e mulheres que não traem. Mas parem com as desculpas preconceituosas. Homens traem porque obedecem seus instintos? Senhores, por favor, não me venham com xurumelas!!

*Ainda repercussão do post do Pergunte ao Urso: Por que os homens traem? eles estão sempre olhando pra outra mulher?



Beijos

Ana Mineira

segunda-feira, 17 de maio de 2010

CADA UM SABE A DOR E A DELÍCIA DE SER O QUE É


Desde que passei a freqüentar o blog do Pergunte ao Urso (P.a.U.), “conheci” muitas pessoas, especialmente mulheres e tenho, também, lido tudo o que o Marcelo escreve sobre o funcionamento da cabeça do homem.

A única certeza que temos é que homens e mulheres são diferentes! E, o que eu tenho visto, é que o homem espera que a mulher seja perfeita: tem que ser amiga, fiel, boa dona de casa, boa na cama e estar sempre linda e cheirosa . Mas a gente tem que aceitar, com naturalidade, que eles soltem seus cheiros e sons e se cocem a vontade.

Alguns acham até que temos a obrigação de aceitar que trair é da natureza masculina.

O que tenho observado mais profundamente é que o homem quer ser muito compreendido, mas não faz nenhuma questão de compreender a mulher. E o pior de tudo é que a mulher está se esforçando para compreendê-lo.

A gente tem que entender que ele não está pronto e que ele age como se tivéssemos a obrigação de ficar sentadas esperando vendo a vida dele passar (já que a sua vida está parada,né!), até que ele decida que não é com você que ele quer ficar! Ou, então, usam a mulher até cansar ou até arranjar outra. Ou, ainda, simplesmente esperam que você seja a Branca de Neve e fique lá, brincando de dona de casa, enquanto ele faz politicagem (sem nenhum contado com os sete anões, claro!!!).

Isso foi o que mais li nos últimos dias, conversando com mulheres que nunca vi pessoalmente e que não terão seus nomes revelados, por uma questão de respeito.

É o cara que só sai com a menina para levá-la ao Motel, e não é capaz de sair para jantar ou ir a um barzinho. É o cara que larga a mulher para aparecer numa festa institucional. É o cara que tem a vida dupla, mantendo esposa e amante.

E, por isso, vi mulheres lindas e inteligentes se submeterem a situações indigestas, porque não querem perder o cara. Vi mulheres mentindo e vi mulheres fingindo estarem felizes.

No fundo, vi homens e mulheres infelizes!!!!

Em prol de que as pessoas abrem mão de sua dignidade e de sua honra? De um pseudo relacionamento? Até que ponto isto vale a pena???

É triste, muito triste mesmo, ver as pessoas traindo a si próprias!

Não seria muito mais fácil assumir o risco de ser feliz, mesmo que isso signifique que você ficará sozinho??? Ou apenas curtir os momentos, e deixar a vida decidir o que será do casal?

Não sou o tipo de mulher feminista, que acha que os homens são umas porcarias e, por isso a mulher deve dominar o mundo. Só acho que homens e mulheres devem se tratar de igual para igual, com sinceridade e honestidade, sem joguinhos. Gostaria de viver em uma sociedade igualitária, sem extremismos.

Mas como sou apenas um grão de areia, o que eu tento fazer é seguir adiante minha vida, brincando e sendo feliz!

Beijos,

Aninha



domingo, 16 de maio de 2010

JORGE



Quantos homens nesse blog, né? Fomos de A a Z em apenas dois dias!!!! Um nascimento e um aniversário!!! Só momentos de alegria total!!!

Entrando no assunto, nunca vi um avatar tão perfeito quanto o do Zorrimmm...

Isso porque onde ele chega, sua presença é marcante e o Echo pega fogo!!!!

Nunca vi coisa igual!!!

Querido, desejamos que você continue sendo essa pessoa maravilhosa... cheio de alegria e bom humor!!! Que suas "malcriações e grosserias" continuem sendo as mais educadas do mundo e que você permaneça encantando as pessoas que passam por tua vida!

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

Beijos,

Aninha

obs.: vc não merece, mas vou cantar!!!!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

ANTONIO


Nascido aos 12 dias de maio de 2010, ao meio dia, a criança desta foto chega ao mundo abençoada!

Será comilão, determinado e justo, afinal de contas, é taurino!

Recebeu o nome de ANTONIO, que tem origem no Latim e significa "inestimável, que não tem preço". Já nasce sabendo que sua vida será um eterno momento Mastercard.

Assim como as administradoras deste blog, seu nome começa com A, e isso te traz muitas responsabilidades, porque serás dono de uma personalidade ativa e decidida. Serás cheio de energia, sempre pronto a se lançar em alguma aventura.

A vida sem desafios, para você, não terá a menor graça. E como também serás um líder nato, acabarás arrastando os outros com o seu entusiasmo. Só tome cuidado para não se tornar um cabeça dura (ou seja, não desejamos que você tenha herdado a teimosia do seu tio, ok?!).
Falando nele, esperamos que você seja tão lindo quanto o seu tio Edu (por dentro e por fora), que tenha o mesmo gosto musical e a mesma paixão pela boa poesia!
Por fim, desejamos (eu, Xará e todos que transitam por aqui) que você cresça sempre saudável, cheio de paz e muita alegria te cercando durante esta vida que começou com um pequeno choro e seguirá com muitos sorrisos.
Beijos,
Aninha


quarta-feira, 12 de maio de 2010

TODA CRIANÇA QUER



A vida tem um curso mágico às vezes... Como se nossos caminhos estivessem sendo costurados por mãos invisíveis...


Sexta-feira passada escrevi um texto (Aprendendo a conviver com a diferença) sobre um encontro que eu, meu filhote e um amiguinho tivemos com o João, no McDonald's. O João tem mais ou menos a mesma idade dos meninos e tem Síndrome de Down. A situação em si foi linda e mexeu muito comigo. Mas nada me preparou para a resposta que o post teve. Sites de inclusão de pessoas com várias deficiências, blogs de pais, emails emocionantes e emocionados de mães de crianças Down, todos se manifestando, publicando o texto em seus espaços. Para usar uma palavra que eles gostam muito, foi especial.

Apesar de ter ficado nas nuvens com o carinho, como respondi pra alguns, não cabe agradecimento, que é pra quem faz uma coisa fora do comum. Eu não fiz favor nenhum a ninguém. Respeitar o outro e ensinar crianças a fazer o mesmo é obrigação de todo adulto. Não olhar como coitadinho, não olhar como um filhotinho de cachorro engraçadinho, mas simplesmente como uma pessoa que tem necessidades especiais sim, mas que está aí, no mundo pra viver intensamente e da melhor maneira possível todas as experiências que puder e quiser. Como o resto de nós.

Beijos especiais para o Lúcio Carvalho e a equipe do site Inclusive, para o MAQ do site A Bengala Legal, para o blog Cantinho do Rodrigo, para Sol e sua princesa Mari, para Andréa e sua bonequinha Caroline e todos os outros que nos leram.

Queria dizer a todas essas pessoas que contem sempre conosco: comigo, com a Aninha, minha amiga e sócia de empreitada e com o blog Deboniando e seus amigos queridos para apoiar suas causas, principalmente a da inclusão. Vocês que enfrentam essa luta com tanta garra e coragem são seres epeciais. E, apesar das evidências, realmente acredito que seguimos pra uma sociedade menos cruel, eu quero participar disso e os vejo como parte do caminho.




Beijos

Ana Mineira

SEU MERDA!!!



 
Ato teatral do Terça Insana...
 
A parte do texto que fala em ficar sentado na sala comendo salaminho e tremoço deve ter sido em homenagem a alguém que conheço... ou então, todos os homens fazem as mesmas coisas...
 
Curtam!!!
 
Beijos,
 
Aninha

terça-feira, 11 de maio de 2010

HERANÇA

Essa semana ouvi no rádio a música "Tropicália", de Caetano Veloso, que é do álbum com o mesmo nome, lançado entre 1968 e 1969, e que deu o nome ao movimento do Tropicalismo.
Deve ter sido uma das primeiras vezes que a ouvi no rádio. Não é muito conhecida, até porque é forte, pesada de ouvir em todos os sentidos. Ainda assim a conheço desde muito pequena. Meu irmão também. É uma das nossas canções preferidas de todos os tempos.


Sobre a cabeça os aviões
Sob os meus pés, os caminhões
Aponta contra os chapadões,
Meu nariz


Eu organizo o movimento
Eu oriento o carnaval
Eu inauguro o monumento
No planalto central do país

Viva a bossa, sa, sa
Viva a palhoça, ça, ça, ça, ça

O monumento é de papel crepom e prata
Os olhos verdes da mulata
A cabeleira esconde atrás da verde mata
O luar do sertão

O monumento não tem porta
A entrada é uma rua antiga,estreita e torta
E no joelho uma criança sorridente,feia e morta,
Estende a mão

Viva a mata, ta, ta
Viva a mulata, ta, ta, ta, ta

No pátio interno há uma piscina
Com água azul de Amaralina
Coqueiro, brisa e fala nordestina
E faróis

Na mão direita tem uma roseira
Autenticando eterna primavera
E no jardim os urubus passeiam a tarde inteira
Entre os girassóis


Viva Maria, ia, ia
Viva a Bahia, ia, ia, ia, ia

No pulso esquerdo o bang-bang
Em suas veias corre muito pouco sangue
Mas seu coração
Balança a um samba de tamborim

Emite acordes dissonantes
Pelos cinco mil alto-falantes
Senhoras e senhores
Ele pões os olhos grandes sobre mim

Viva Iracema, ma, ma
Viva Ipanema, ma, ma, ma, ma

Domingo é o fino-da-bossa
Segunda-feira está na fossa
Terça-feira vai à roça
Porém

O monumento
é bem moderno
Não disse nada do modelo do meu terno
Que tudo mais vá pro inferno, meu bem
Que tudo mais vá pro inferno, meu bem

Viva a banda, da, da
Carmen Miranda, da, da, da da, da da da

Não foi através dos meus pais, que sempre foram muito conservadores em termos de música, e ouviam tangos, boleros e seresteiros. Mas na casa da minha avó, onde passávamos boa parte do tempo, meu tio mais novo tinha discos interessantes. Entre eles uma coletânea de banca de revista do Caetano, que tocava sem parar. Nós crianças, espojinhas que éramos, em pouco tempo sabíamos de cor "Alegria, alegria", "Baby", "London, London" e, claro, "Tropicália". Aquela melodia, aqueles versos cresceram em nós e conosco e foram determinantes pra nossa formação musical, pra nossa formação humana (a música sempre ocupou e ocupa ainda uma boa parte do nosso universo).



Outro LP (ah, gente!!! por favor não façam cara de desentendidos, você sabem o que é...) que nos invadia e me lembro da capa como se fosse hoje, era Refazenda, do Gil. Todo maravilhoso, do início ao fim...

Traga-me um copo d'água, tenho sede
E essa sede pode me matar
Minha garganta pede um pouco d'água
E os meus olhos pedem seu olhar



Pairando sobre tudo isso estava o ídolo maior do meu tio. Quem?? Ele, Chico Buarque. Se eu fechar os olhos vejo a casa, sinto o clima do piano e das sirenes e ouço os versos geniais que não entendia na época:

Acorda, amor
Eu tive um pesadelo agora
Sonhei que tinha gente lá fora
Batendo no portão, que aflição
Era a dura, numa muito escura viatura
Minha nossa santa criatura
Chame, chame, chame, chame o ladrão.



É engraçado como uma pessoa sem saber, sem querer, pode influenciar tanto na vida de outras. E foi o que aconteceu. Meu tio era muito jovem e só estava curtindo seus discos modernos. Mas de alguma forma, que não sei explicar, é como se soubéssemos da relevância daquelas aulas involuntárias, então devorávamos versos e sons, caladinhos... Foi a riqueza da música que despertou em nós o gosto, o ouvido, e que acabou se tornando um presente, uma herança das mais valiosas.

Beijos

Ana Mineira

segunda-feira, 10 de maio de 2010

UMA PAULISTANA NA PAULISTA



Não sei quem é o autor desta foto, mas foi a mais bonita que encontrei.

Vim morar em São Paulo a contra gosto. Em Santos, deixei amigos, namorado (ex), praia, a segurança de conhecer a cidade e os caminhos dela. E, principalmente, deixei a infância e a adolescência.

Ser obrigada a amadurecer numa cidade na qual você não se adapta é bem complicado! Mas vim para cá estudar e trabalhar. Foi isso que fiz!

Estudei muito e trabalhei mais ainda!!! Seria injusto com meus amigos dizer que só fiz trabalhar e estudar... também fui a baladas, viagens e passeios. Mas, minha vida aqui, basicamente foi estudar e trabalhar.

Nestes 18 anos que moro em São Paulo passei pela Avenida Paulista um milhão de vezes, até porque, moro há 10 minutos de lá. De carro, de metrô, de ônibus, a pé... só não trafeguei pela Avenida Paulista pelo ar!!!

Estava sempre com pressa. Para ir a alguma reunião, para não chegar atrasada no cursinho; para dar aulas àqueles que buscavam suas OABs, para ir ao médico ou, simplesmente, porque a Paulista era o caminho para chegar a algum lugar (normalmente à estrada que me leva de volta a Santos).
Por isso, nunca tinha me dado o direito de caminhar tranquilamente pela Avenida mais conhecida do País, onde fica o coração financeiro do Brasil.

Quinta passada, resolvi fazer um programa diferente: fui tomar café com uma amiga, na cafeteria da Livraria Cultura, do Conjunto Nacional (e não é que, chegando lá, descobri que isso é chique!).

Quando sai de casa, decidi: vou de ônibus, pois o trânsito é terrível e, para estacionar é difícil e caro. O busão é vazio e chego lá em 10 minutos. Muito mais fácil.

E lá fui eu... totalmente despretensiosa!!!! Pela primeira vez na vida, sem pressa!!!

E como é bonita a Avenida Paulista!!! A energia que lá flui é uma coisa impressionante!!!

Ao sair da Livraria Cultura, me senti tão privilegiada... caminhando pela Paulista sem pressa, com meus novos livros na sacola, enquanto os outros corriam, querendo chegar ao trabalho ou em casa ou na faculdade.

E eu, ali, caminhando, "sem lenço e sem documento, num sol de quase dezembro"...

Definitivamente, a beleza está nos olhos de quem vê e eu demorei 18 anos para enxergar! Quanta coisa não perdi neste tempo todo??? Porém, na virada do ano, eu decidi não me preocupar mais com as coisas que perdi, mas sim, com aquelas que posso ganhar!!! Ou seja, resolvi deixar o passado no passado, onde é o lugar dele!!!

Assim, só me resta curtir a sensação boa de passear pela Avenida Paulista mais vezes e aproveitar para conhecer outras belezas de São Paulo!

Quer vir comigo?

Beijos,

Aninha



domingo, 9 de maio de 2010

FELIZ ANIVERSÁRIO GUGA!!!


"Umbiguinho de fora" é como o Edu te chama!

Como eu já disse, queria ter o dom das palavras para escrever coisas lindas sobre você!

Mulher-coragem...

Amiga, companheira, animada, brava (na medida certa), sincera e justa, muito JUSTA!!!

Aliás, Justiça é uma palavra que te define, amiga!!!

Maratonista, internauta, blogueira, esposa, mãe e dona de obra que parece nunca acabar... ufa, como você arranja tempo para tudo isso????

Multi-Guga, este deveria ser o teu nome!

Citando a Mineira:

"Q sua alegria tome conta de todos nós..


q sua irreverência sempre nos faça sorrir,

q sua energia criativa nos encante,

e q esse tufão sempre nos carregue... "



Feliz Aniverário, amiga!! Tudo de bom hoje e sempre!!!

Feliz Dia das Mães especial para você!!!

Mil beijos


DE FILHA PARA MÃE




Ao contrário da minha Xará, eu sou apenas filha! Às vezes, não tenho  muita certeza disso, mas sei que nunca gerei um bebê em meu ventre e nem adotei uma criança. Portanto, oficialmente, sou apenas filha!

E minha mãe está muito longe de se parecer com a mãe descrita pela outra Ana. Ela está mais para o tipo de mãe invasora: que mexe nas suas coisas para tentar descobrir o motivo da sua suposta tristeza; que finge que vem te dar um beijo, para saber o que você está fazendo no computador; que usa suas roupas e guarda no armário suja mesmo, porque acha que você não vai perceber que ela usou; que quer decidir quantas horas e quais matérias você deve estudar por dia; que termina um namoro por você (sem você saber, claro!) porque acha que isso será melhor para os seus estudos, que acha que só o médico dela é bom e o seu é uma porcaria, etc...

Depois que me formei na faculdade, adquiri mais uma função: ser mãe da minha mãe! Assim, todas as vezes que ela tem algum problema, sou eu quem deve resolver, afinal de contas, ela acha que, na condição de advogada, eu tenho soluções para tudo, inclusive para as brigas dela com o namorado! (tenho medo de saber o que ela vai pensar quando eu for Juíza!).

Minha mãe é do que tipo que faz questão de estar perto para incomodar mesmo!!!! E ai de você reclamar... ela se fará de ofendida!!!

Não, minha mãe não é do tipo que lava minha roupa, arruma meu quarto e me faz comida! Já deu para perceber que minha mãe é muito diferente do que eu chamo de “mãe normal”.

Mas quem foi que disse que ser mãe é colocar o filho embaixo da asa e fazer absolutamente TUDO para ele e por ele? O que ouvi dela, durante meus 35 anos de idade, foi “ser mãe é preparar o filho para o mundo”. E isso ela fez com maestria!!!

E todos os meus amigos ADORAM estar com ela!!! É inteligente, engraçada, simpática, mas vai morar com ela, vai!!!

Ser mãe é amar incondicionalmente, independentemente da forma de expressão deste amor.

Apesar de tudo que falei, tenho certeza que ninguém no mundo torce mais por mim do que ela, apesar de ela demonstrar isto com cobranças.

Ninguém, no mundo, entende tão bem meu olhar, como ela.

Se tenta impor a presença dela, é porque sabe que me sinto só!

Se usa minhas roupas, é porque reconhece meu bom gosto...

Se tenta ver o que faço no computador, é porque se preocupa comigo...

Se faz questão que eu me envolva e resolva os problemas dela, é porque me acha capaz, competente e equilibrada...

Este é o jeito dela de dizer “EU TE AMO”! e, com o tempo, aprendi a ouvi-la falar silenciosamente!!!

MÃE, EU TE AMO!!!

Beijos,

Fi (como ela me chama)




Nada mais justo do que colocar a música preferida dela...


Obs.: Claro que minha mãe quis ler o post... e chorou!!!
Obs.: mais tarde, vai ter post para uma aniversariante especial...

sábado, 8 de maio de 2010

MÃE QUE TEM MÃE


Julia era a mãe de John Lennon.
Ela não o criou e acabou morrendo prematuramente,
mas ele tinha por ela verdadeira adoração

Um dos versos de música de que eu mais gosto e de que me lembro sempre vem de uma canção do Ira!, Dias de luta: "Se meu filho nem nasceu, eu ainda sou o filho". É a pura verdade. E acho que entendi toda a dimensão dessa frase, que, na verdade, é muito mais significativa do que parece, depois que virei mãe. Até termos filhos somos filhos, depois...

Há nove anos pra mim o Dia das Mães tem sido um momento de refletir sobre o meu papel de mãe e nada mais. Acho que depois que eles nascem a gente fica meio condicionada, todas vez que ouve a palavra "mãe", o que vem na cabeça é "filho" (Como será que ele está? Está seguro? Está feliz? Está precisando de mim?). Nossas próprias mães acabam relegadas a um papel coadjuvante, que aceitam com o coração aberto.

Minha mãe é uma das criaturas mais sem frescura que já conheci na vida. Pra ela tudo é fácil e possível. E faz com uma entrega, com uma dedicação que o resultado é invariavelmente simples e perfeito. É meio mãe do mundo e acha que é seu dever cuidar de todos os seres que cruzam o seu caminho. Foi ela que me ensinou que ser mulher, ou pobre não é defeito. Pelo contrário. Dentro daquela simplicidade comovente ela carrega todo orgulho do mundo, sem nenhuma soberba. Adora paparicar, adular, sem nunca perder aquela aura de quem está zelando pelos seus pequeninos. Cuida de um bando de nobres ou de mendigos com a mesma dignidade. Sempre se torna uma referência onde passa. Todos têm alguma coisa pra perguntar pra ela. Todos querem sua companhia. É tão mãe que foi mãe da própria mãe.

Uma vez estava comentando com uma conhecida sobre um acontecimento, nem lembro mais o quê ou sobre quem, mas eu dizia que concordar com atitudes de desrespeito era inaceitável e absurdo. Ela ficou calada e pensativa e depois disse: "Você deve ter sido muito amada quando criança". Por um momento não entendi, mas quando olhei pra ela vi o que queria dizer: só tem segurança para rejeitar o desprezo e o desamor quem foi amado. Não é uma coisa que nasce conosco. Se eu enxergava assim é porque tinha tido o privilégio de aprender a ser assim. E foi com minha mãe... Ela sempre me amou muito.

Por isso aqui, agora não vou ser mãe, vou ser filha. Vou me divertir e me emocionar lembrando que, até hoje, minha mãe está atenta a todos os detalhes da minha vida, como se eu tivesse acabado de nascer. Ainda fica adivinhando meus desejos e necessidades. Ainda desenrola as golas das minhas blusas e limpa meu rosto com cuspe. Ainda da palpite em tudo e se acha na obrigação de decidir por mim. Ainda acha que tudo que acontece de mais pesado na minha vida (ainda que aconteça na de todo mundo) é injusto. Ainda me acha a melhor, a mais bonita, mais perfeita e mais interessante. Como é bom saber que pra ela vou ser sempre pequena e frágil, mesmo se for eu quem estiver cuidando. Da um alento, um conforto... Aí então, lembro da minha conhecida e não consigo deixar de pensar: todo mundo merecia ter isso.

Metade do que eu digo não faz sentido
Mas digo apenas pra te alcançar, Julia
Julia, filha do oceano, me chama...
Então eu canto uma canção de amor, Julia.
Olhos de concha do mar, sorriso de vento, ela me chama
Então eu canto uma canção de amor, Julia.
Seu cabelo de céu flutuante está brilhando,
Reluzindo ao sol
Julia, Julia, lua da manhã, me toque
Então eu canto uma canção de amor, Julia.
Quando eu não consigo cantar meu coração
Só posso dizer o que penso
Areia adormecida, nuvem silenciosa, me toque
Então eu canto uma canção de amor, Julia.
Ela me chama
Então eu canto uma canção de amor para Julia.


Beijos

Ana Mineira