sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Lição de verão: EXIJA SEU PICOLÉ DE GRAVIOLA!!


Já disse isso na net algumas vezes:
Meu filho é escalafobético...
Excêntrico, engraçado, vivo, alegre, comunicativo, curioso, inteligente... uma figurinha.
Sempre cuidei do bem estar físico dele, até porque como mãe é meu papel garantir sua sobrevivência, mas o aspecto emocional sempre me preocupou muito.

Quero que ele seja uma pessoa feliz, equilibrada, autoconfiante e tudo de bom que se possa sonhar para um ser humano.

Por isso tem uma coisinha para a qual eu sempre o preparei: o "não".

Não pode, não dá, não tem, não é possível são conceitos que sempre me esforcei muito para que ele entendesse. Porque nada mais triste (e ridículo) do que um adulto que não sabe lidar com as frustrações.

Tá! Sejamos persistentes, tenhamos jogo de cintura, persigamos sempre nossos objetivos... mas sem fazer biquinho, sem fazer birrinha.

Então ele nunca foi de dar espetáculos em lojas, ou de sair aos prantos da casa de alguém porque não pôde ficar com o brinquedo preferido do amiguinho.

É filho único, mas generoso, aceita dividir com facilidade (menos a mãe, mas aí já é Édipo e eu não posso fazer nada...) e entende que não se pode ter tudo o tempo todo.
Porém, nessas férias, me deu uma grande lição...
Também já cantei aqui, em prosa e verso, o Picolé GiraSol de graviola, que é vendido na praia em Guarapari. É delicioso! E além do mar e do sorvete de torta de limão é uma das coisas que faço absoluta questão no estado do Espírito Santo.
De tanto ver isso meu anjo (meu pai acha esse apelido carinhoso uma piada da minha parte) aderiu ao tal picolé e eis que chega um vendedor só com um e que eu já tinha pegado.
Ele ficou revoltado com a injustiça...Como assim não tinha picolé de graviola pra ele?!
O rapaz explicou que tinha acabado e recitou todos os sabores (dezenas deles...) que ele ainda podia escolher.
Eu achei que com o imediatismo de uma criança de oito anos ele fosse se render ao de coco e voltar a brincar, mas ainda assim propus esperar outro vendedor passar (desesperando aquele que nos atendia).
Para meu espanto ele aceitou prontamente e dispensou o moço. Pegou o dinheiro comigo (um real!!!!!) e ficou fazendo plantão na areia esperando um outro que tivesse "picolé GiraSol de graviola" e nada menos que isso.
Quando finalmente conseguiu, deu o assunto por encerrado e foi saborear o produto onde gosta, no mar, com a água na cintura.
Fiquei com vergonha...
Eu provavelmente teria me resignado ao de coco...
Mas por que aceitar o mais fácil com tanta docilidade??
Coco e graviola são duas frutas tão diferentes!
Pra que tanto conformismo?
Aprendam, então, senhoras e senhores, outro moço vai passar e vai ter o sabor que você está querendo.
Não é preciso engolir tudo que nos é empurrado.
A vida tem mais, muito mais a oferecer do que uma única caixa de isopor de picolé...
E é nossa obrigação ir atrás do sabor preferido.

Beijos cheios de saudade...

Ana Mineira

51 comentários:

  1. Aninha22.1.10

    <span><span>"</span>Aprendam, então, senhoras e senhores, outro moço vai passar e vai ter o sabor que você está querendo."</span>


    Eu, simplesmente, adorei esta parte do texto...
    Parabéns, minha amiga!!!!!!
    Te amo, viu!!!!

    ResponderExcluir
  2. caramba Mineirinha que susto euu heinnnn
    faz mais isso não tenho sopro...
    taqui cardia....
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    e gavriola num faz meu desejo de consumo
    vir a tona
    montidubeijussss

    ResponderExcluir
  3. ana,sempre soube que era inteligente,que tinha muita sensibilidade,isso tudo está traduzido no texto que escreveu,sensibilidade e pureza.





    olha só estou indo viajar,vou ficar alguns dias ausente,mas me identifiquei muito com esse texto,vindo de uma pessoa generosa de alma e coração.


    mulherada beijos,até a volta

    ResponderExcluir
  4. <span>Não é preciso engolir tudo que nos é empurrado.
    A vida tem mais, muito mais a oferecer do que uma única caixa de isopor de picolé...
    E é nossa obrigação ir atrás do sabor preferido
    </span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span>frase predileta que para mim sintetiza tudo...</span>
    <span>lindo texto Mineirinha</span>
    <span>montidubeijus</span>
    <span></span>

    ResponderExcluir
  5. Aninha22.1.10

    Guguinha... Dudu... bom dia, meus lindos...

    Texto tudo de bom dessa minha amiga, né????????? rs

    ResponderExcluir
  6. Martinha22.1.10

    Bom dia a todos

    Vizinha adorei, é isso mesmo, e o texto da Guga completa o seu ou vice versa

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Ana Mineira22.1.10

    Xará querida!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Até daqui a pouco!!!!!!
    de verdade!!!!!
    Beijo, amiga!!!!

    ResponderExcluir
  8. Aninha22.1.10

    Van... Martinha... beijo de bom dia!!!

    ResponderExcluir
  9. Ana Mineira22.1.10

    Beijo, Guga!!!

    É pq vc num frequenta o litoral capixaba...
    só lá se aprende o verdadeiro valor da graviola!!!

    ResponderExcluir
  10. Ana Mineira22.1.10

    Edu querido!!!

    Obrigada!!!!

    Por tudo...

    Aproveita muito, viu???

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  11. Ana Mineira22.1.10

    Van, saudade!!!!!!!!!!

    Obrigada!

    Com filho a vida fica cheia de momentos Mastercard...

    Beijo pra vc!!!

    ResponderExcluir
  12. Ana Mineira22.1.10

    Bom dia, vizinha querida!!!!

    Beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  13. Ana Mineira22.1.10

    Isaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!
    Tô precisando falar com vc!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Aninha22.1.10

    Xará... ontem, Isa tava com problemas de luz na casa dela... por conta de uma chuva...

    ResponderExcluir
  15. Aninha22.1.10

    vou entrar no TT pra ver se ela está por lá... se estiver, eu aviso que vc a procura, ok?

    ResponderExcluir
  16. Aninha22.1.10

    Xará... ela já tá acordada... rs... deixei recado no Twitter... rs

    ResponderExcluir
  17. Ana Mineira22.1.10

    hahahhahahahhahhahahhahahahhahahha
    Isa, minha filha...
    Paga a conta de luz...
    Tô aqui do lado e ela nem piscou...

    ResponderExcluir
  18. Martinha22.1.10

    A Isa é porreta, já ta no messene

    ResponderExcluir
  19. Aninha22.1.10

    kakakaka... essa Loirinha é terrível... rs

    ResponderExcluir
  20. Ana Mineira22.1.10

    Ixi...
    há muito tempo...
    já entrou
    já fofocamos
    já resolvemos a vida...

    ResponderExcluir
  21. Aninha22.1.10

    Xará... hj vai ser jantar ou baladinha????????? rs

    ResponderExcluir
  22. Ana Mineira22.1.10

    mas cê vem perguntar pra mim????
    pq tem q ser eu pra decidir?
    Eu hein?!

    ResponderExcluir
  23. Martinha22.1.10

    vizinha vai me desculpar, mas ai nao pisca nao chove, será que vc tá em BH mesmo rsrsrs

    ResponderExcluir
  24. Ana Mineira22.1.10

    hahahhahahahhhhahhahhahahahahhahahahhahaha
    eu não tenho culpa se vcs têm conexão de 1,99

    ResponderExcluir
  25. Martinha22.1.10

    o que tem a conexão haver com a a previsão do tempo rsrsrs

    ResponderExcluir
  26. Aninha22.1.10

    Meninas... não briguem... dentro de algumas horas estarei aí...

    Martinhaaaaaaaaaaaaa... vou fazer brigadeiro na sua casa... que tal????????? kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  27. Martinha22.1.10

    ótimo Aninha as criaças agradecem

    ResponderExcluir
  28. Isabela Rocha22.1.10

    kkkkkkk

    Não é culpa da internet e sim da cemig

    kkkkkkk

    ResponderExcluir
  29. Isabela Rocha22.1.10

    Bom dia!!! beijinhos....

    ResponderExcluir
  30. Martinha22.1.10

    bom dia Loirinha

    aproveita a balada por mim

    ResponderExcluir
  31. Isabela Rocha22.1.10

    Pode deixar vou aproveitar sim, Martinha...rsrs

    ResponderExcluir
  32. Aninha22.1.10

    Xaraaaaaaaaa

    Esqueci de colocar minha máquina fotográfica na mala... fala pra mim que vc tem uma, fala... rs

    ResponderExcluir
  33. Ana Mineira22.1.10

    ixi...
    ter eu tenho...
    mas não é nenhuma brastemp

    ResponderExcluir
  34. Aninha22.1.10

    Mas funciona???????? Isso que importa... kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  35. Ana Mineira22.1.10

    Funcionar, funciona...

    ResponderExcluir
  36. Aninha22.1.10

    tO INDOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  37. Ana Mineira22.1.10

    Vem com Deus!

    ResponderExcluir
  38. CARIOCA22.1.10

    Montarei uma loja de escafandros e carros anfibios  em Sampa e ficarei rico.

    ResponderExcluir
  39. Ana Mineira22.1.10

    Carioca!!!!!

    Há quanto tempo!!!!

    Seja bem vindo ao nosso humilde lar!

    ResponderExcluir
  40. Ana Mineira22.1.10

    A quem interessar... CHEGUEIIIIIIIIIIIIII... kakakakakakka... já to em BH... rs

    ResponderExcluir
  41. Aninha22.1.10

    Ops.. esqueci de mudar o avatar da Mineira... kakakakaka... (isso que dá usar o computador na casa de outra pessoa)...kakakakaka

    ResponderExcluir
  42. Aninha22.1.10

    Agora, vão achar que nós duas somos uma só... kakakakakakka

    ResponderExcluir
  43. Aninha22.1.10

    E aqui temos início à teoria da Conspiração nº 526698741544521557562123... rs

    ResponderExcluir
  44. Martinha22.1.10

    Aninha pra de conversar e vem logo aqui pra casa rsrs

    ResponderExcluir
  45. Aninha22.1.10

    To esperando Mineira acabar de se arrumar... rs

    ResponderExcluir
  46. Martinha22.1.10

    entao já vi que vai demorar rsrs

    ResponderExcluir
  47. Aninha22.1.10

    Tamu saindo

    ResponderExcluir
  48. Martinha22.1.10

    to esperando

    ResponderExcluir
  49. sempass22.1.10

    beijinhos de boa noite
    um bom fim de semana

    reflexões introspectivas

    ResponderExcluir
  50. Aninha23.1.10

    POST NOVO!!!!

    ResponderExcluir
  51. Aninha23.1.10

    <span>sempass</span>


    J., se for vc... quero dizer que gosto demais de vc, viu!!!!!!
    Sinto saudade, mas respeito seu momento de instrospecção...
    Beijo imenso no seu coração

    ResponderExcluir

Deboneia aí...