domingo, 24 de janeiro de 2010

MEGALOMANIA


Con­tam que Lin­daura, a recep­ci­o­nista do ana­lista de Bagé (segundo ele, “mais efi­ci­ente que pur­gante de maná e japo­nês na roça”), desen­vol­veu um método para sepa­rar os casos gra­ves dos que são só — como diz o ana­lista de Bagé — “lou­cos de faceiros”.

Enquanto pre­en­che a ficha, ela dá a cada paci­ente em poten­cial uma cuia de chi­mar­rão no for­mato de um seio. Depois vai ano­tando: “Quis chu­par a cuia em vez da bomba”, “come­çou a gemer e aca­ri­ciar a cuia”, “ati­rou con­tra a parede”, etc. Assim, quando recebe o paci­ente, o ana­lista de Bagé já sabe o que espe­rar. Mas nada pre­pa­rou o ana­lista de Bagé para a entrada no seu con­sul­tó­rio do megalô­mano de Cara­zi­nho. O diá­logo entre os dois já come­çou mal.

- Te deita no divã. — Não deito.
– Te deita, bagual! — Não deito!
– E por que não deita?
– Em pri­meiro lugar, por­que só quem man­dava em mim era o meu pai, que já está no Grande Gal­pão do céu capando anjo pra fazer lin­guiça. Em segundo lugar, que o ana­lista aqui sou eu.
E com isto o ana­lista de Bagé der­ru­bou o outro com um pei­taço e o segu­rou sobre o pelego do divã com um joe­lho na omo­plata. Gri­tou:
– Diz qual é teu pro­blema!
– Não digo pra qual­quer um!
– Diz senão te arranco esses bigo­des dois a dois.
– Todos dizem que eu tenho mania de ser melhor do que os outros, mas eu não acre­dito neles.
– E por que não?
– Por­que é tudo gente inferior.

O ana­lista de Bagé saiu de cima do outro, mas dei­xou o facão bem à vista, para evi­tar inco­mo­da­ção. O outro continuou.

- Eu tenho mega­lo­ma­nia.
– Não tem — disse o ana­lista de Bagé, brabo. Sabia que era ver­dade, mas não aguen­tava fan­far­rão.
– Quer saber mais do que eu?
– Sei mais do que tu, teu irmão, tua mãe e teu pai, se fosse conhe­cido.
Nisso o megalô­mano de Cara­zi­nho subiu em cima do divã, apon­tou um dedo para o ana­lista de Bagé e ame­a­çou:
– Olha que eu te trans­formo em pedra.
O ana­lista de Bagé abriu a camisa e ofe­re­ceu o peito:
– Pois trans­forma. Quero ver. Trans­forma!
O outro mudou de tática. Ergueu a mão como numa bên­ção e disse:
– Eu te perdôo.
Aí o ana­lista de Bagé avançou.

Na sala de espera, Lin­daura espe­rou meia hora antes de entrar no con­sul­tó­rio. Tinha ordens do ana­lista de Bagé sobre como agir de acordo com os sons que ouvia. “Res­fo­lego, não liga. Gemido, vai pra casa. Grito, te pre­para. Mobí­lia que­brada, entra.” Deci­diu entrar. Encon­trou o megalô­mano de Cara­zi­nho incons­ci­ente embaixo do divã virado, com só metade do bigode. Depois o ana­lista de Bagé expli­cou:
– Doença é uma coisa. Con­ven­ci­mento é outra.
O outro era “metido a gran cosa”. Mas ele per­dera mesmo a paci­ên­cia quando ouvira o outro dizer:
– Sou o maior megalô­mano do mundo!
Apa­re­cia cada um.

O Ana­lista de Bagé, Luis Fer­nando Veríssimo
Um dos meus contos preferidos,
de um dos meus livros preferidos,
de um dos meus autores preferidos.
Minha homenagem a LFV.
(Só de levantar a mão pro meu irmão e dizer "Eu te perdôo", ele sabe o que significa.)


Beijos


Ana Mineira


(Se a pessoa que pegou meu livro emprestado ler isso aqui, favor entrar em contato pelo email do blog pra me devolver, por caridade... Ficar com livro dos outros é muito feio...)

35 comentários:

  1. sempassado25.1.10

    uma boa segunda
    beijinhos
    essa imagem do pudim,eu não sei
    mas a propaganda que fizeram pra TV a anos atrás
    foi usado oleo de automovel para dar o efeito
    do caldo no pudim.

    tenho esse livro,mas não é o seu,rssssssss

    ResponderExcluir
  2. Ana Mineira25.1.10

    Jota!!

    Que saudade!!!

    Quanto ao pudim, vou citar Cazuza:
    "Mentiras sinceras me interessam.."

    Já o livro, tenho certeza de q vc é do tipo q devolve livros...

    Beijinho!!!

    ResponderExcluir
  3. Ana Mineira25.1.10

    Bom dia, queridos!!!

    ResponderExcluir
  4. Anonymous25.1.10

    Bom dia vizinha,
    Bom dia Pontinho

    Segunda-feira brava esta rsrs

    ResponderExcluir
  5. Ana Mineira25.1.10

    Diz que tá passando mal e vem almoçar!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Anonymous25.1.10

    To quase fazendo isso mesmo, um paradeiro total aqui e ainda no pc do vizinho pq o meu pifou rsrs

    ResponderExcluir
  7. Ana Mineira25.1.10

    Aff, Martinha!!!!

    Larga isso aí!!!!

    Todo mundo já te viu...

    Faz uma horinha de almoço singela de umas 4 horas...

    ResponderExcluir
  8. Anonymous25.1.10

    Vou tentar, vou sondar o clima rsrs

    ResponderExcluir
  9. Aninha25.1.10

    Bom dia a todos, especialmente ao Pontinho...
    Martinha, num rola uma enxaqueca brava, não????????rs... to com saudade de vc amiga... rs... já... rs

    ResponderExcluir
  10. Anonymous25.1.10

    e aí, vizinha?????
    conseguiu???

    ResponderExcluir
  11. Aninha25.1.10

    E aí, Martinha... rs

    ResponderExcluir
  12. Anonymous25.1.10

    nada, tá uma loucura isso aqui, só pepino que ninguem resolver rsrs

    ResponderExcluir
  13. Aninha25.1.10

    Uma pena... não vai comer meu pavê de brigadeiro... kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Anonymous25.1.10

    Pode parar, pq nem sei se conseguirei almoçar

    ResponderExcluir
  15. Aninha25.1.10

    Cels... como assim amiga??????????? Não vai conseguir almoçar?????????
    A gente guarda um tiquim de estrogonoff pra vc...

    ResponderExcluir
  16. JC Baldi25.1.10

    Boa tarde, povo amado de BH! Muito boas as cias por aí. Adorei! Já estou em POA, lógico... Bjs

    ResponderExcluir
  17. Anonymous25.1.10

    Oi JC, adorei conhecer vc,

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Feliz³25.1.10

    oi meninas!

    Vim deixar meu protesto de saudades!! :-[

    rs...
    Martinha... não te encontro mais.... :( ...
    Aliás,não encontro mais nenhuma...nem Mineira,Aninha...


    beijo nocês.... com carinho e saudades!

    Mineira... empresto meus livros,não... nem cds...
    já 'perdi' muitos... agora digo não,na maior tranquilidade... rs

    Boa semana a todas(os)!

    Pra vcs,

    "Não deixe portas entreabertas.
    Escancare-as ou as bata de uma vez.
    Porque por meias entradas entram meias felicidades."

    (Flora Figueredo)

    ResponderExcluir
  19. Aninha25.1.10

    Feliz,

    Estou em BH, na casa da Mineira... ou seja, vc encontrou as duas, juntas... kakakakakka
    Também sentimos saudades suas....
    Adoramos suas visitinhas de médica... kkakakakkka
    Beijocas

    ResponderExcluir
  20. Anonymous25.1.10

    Oi Feliz, estou de volta ao batente então é só uma entradinha rapida, agora vou sumir um pouco mais a faculdade também vai começar

    beijos e muitas saudades

    ResponderExcluir
  21. Aninha25.1.10

    Martinha, para de balançar a busanfa e coloca seu nome aí, né... kakakakkaka
    To saindo da Mineira... indo pro Aeroporto...
    Amei te ver de novo e vou embora já cheia de saudade...
    JC, nem preciso dizer que te adorei né... rs... seu tonto... kakakaka... UCHO UCHO UCHO... kakakakakakkakak... só de lembrar, caio na gargalhada...
    Beijos queridos, lá pelas 22h to de volta...

    ResponderExcluir
  22. Martinha25.1.10

    Ucho ucho ucho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    beijos Aninha, boa viagem, as 22 horas te aguardo

    saudades também

    ResponderExcluir
  23. Ana Mineira25.1.10

    <span>Aninha foi embora... </span>

    :(

    ResponderExcluir
  24. Ana Mineira25.1.10

    Uma saída digna dela...
    Bem dramática...
    Chegou pra comprar passagem para o ônibus do aeroporto e descobriu q a carteira tinha ficado aqui do lado do pc...
    Tivemos q voltar em casa e ela teve q se conformar em tomar o ônibus seguinte, que estava de partida qd chegamos...
    e o desespero da mulher?!
    segurei o motorista (sentido figurado), ela comprou a passagem e embarcou...

    ResponderExcluir
  25. Ana Mineira25.1.10

    Saudade, xará!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Ana Mineira25.1.10

    Oi, JC
    bom saber q vc chegou bem...

    ResponderExcluir
  27. Ana Mineira25.1.10

    Feliz querida!!!!!


    Saudades também!!!!!

    época complicada do ano essa...

    Mas acho q agora tudo vai chegar no lugar...

    Beijo gd pra vc...

    Pode deixar q vou ser mais cuidadosa com os livros, os CDs e as portas...

    ResponderExcluir
  28. Ana Mineira25.1.10

    Vizinha!!!!

    A Aninha foi e o pavê de brigadeiro ficou todo pra trás...

    Pode fazer o favor de passar aqui e comer...

    ResponderExcluir
  29. Martinha25.1.10

    é pra ja rsrsrs

    ResponderExcluir
  30. Ana Mineira25.1.10

    Aninha já chegou em Sampa

    ResponderExcluir
  31. Aninha25.1.10

    Cheguei já...

    ResponderExcluir
  32. Anonymous26.1.10

    Bom dia meus queridos

    ResponderExcluir
  33. Martinha26.1.10

    Deixa eu colocar meu nome antes que a Aninha comece a me xingar

    ResponderExcluir
  34. Ana Mineira26.1.10

    POST NOVO!!!!

    ResponderExcluir

Deboneia aí...