quinta-feira, 8 de abril de 2010

A IDADE DA PAIXÃO E A PAIXÃO DA IDADE


Cena do filme Wolke 9, de Andreas Dresen

Na verdade "A idade da paixão" é o título de um livro de Rubem Mauro Machado, escrito em 1986 e
que ganhou o Prêmio Jabuti. Na verdade ainda não li, só adoro o nome... Pelas sinopses lembra um pouco uma fase do Érico Veríssimo sobre o final da adolescência (com quem só não caso por dois motivos: 1- já morreu; 2- eu ia virar madrasta do LFV e ia ser muito desagradável;). Vai um trecho:

“E como em oração, repito Sílvia, Sílvia, Sílvia, com um fervor amoroso que talvez só na adolescência seja possível. Pode um homem humilhado (alguém que sequer se sente bem alimentado) aproximar-se de uma mulher? Sobretudo de uma mulher que o atinge? Alguém que pela falta de contato com mulheres sente agravada a natural timidez (e que, certa desculpa ao mundo feita, à saída do colégio, tendo uma moça inesperadamente se dirigido a ele, pedindo uma informação, sentiu-se enrubescer até as orelhas. Só faltava a alguém assim pedir por estar vivo.”


Já disse muitas vezes o quanto gosto da adolescência; a minha e a dos outros. Exatamente por isso: pela intensidade de sentimentos. É tudo muito grande, muito forte, como se o mundo estivesse sempre prestes a acabar. Então não tenho dúvida: é mesmo a idade da paixão. Minha pergunta portanto fica sendo: seria a única idade da paixão? Paixão é coisa de adolescente?

Bem, busquemos o auxílio do Houaiss pra quem paixão é: "sentimento, gosto ou amor intensos a ponto de ofuscar a razão; grande entusiasmo por alguma coisa; atividade, hábito ou vício dominador" Ou seja, quase uma doença... Hoje em dia muitos profissionias da neuropsicologia já consideram que seja um "estado alterado da realidade comparável ao êxtase provocado pelas drogas e pelos delírios místicos". Já se sabe quais as substâncias envolvidas, como funciona, quanto tempo dura. Acho que só não conseguimos descobrir o que nos move pra ela e o mais grave: o que nos tira dela. Mas faço ainda aquela pergunta: para se ter a razão ofuscada tem idade? Se tivesse nenhum réu com mais de 20 anos poderia alegar insanidade, não é mesmo?

Pra mim é muito simples: é a paixão que move o mundo. É importante não apenas estar apaixonado como ser apaixonado. É muito melhor trabalhar com paixão, estudar com paixão, viajar com paixão, fazer esporte com paixão, fazer sexo com paixão, ter filho com paixão, amar com paixão... viver com paixão é muito melhor... Tá! Eu não sou parâmetro. Mas do mesmo jeito que muitas pessoas olham pra mim e acham graça da minha ingenuidade apaixonada eu tenho pena do realismo desbotado que fica depois que a vida vem e lava o êxtase. Tenho pena de quem não vive paixões e nem mesmo sonha com elas. É como se tivessem esquecido como é bom viver sob os desmandos de um vício dominador, por mais tolo que possa parecer depois de uma certa idade.



E nem uma palavra mal criada sobre o Guilherme Arantes ou essa música que eu adoro de paixão!

Beijos apaixonados

Ana Mineira

60 comentários:

  1. Carmem8.4.10

    BOM DIA AMIGAS!

    ResponderExcluir
  2. Carmem8.4.10

    QUE PENA O RIO ESTÁ MORRENDO MUITA GENTE!

    ResponderExcluir
  3. Carmem8.4.10

    UM MORRO DESMONOROU EM CIMA DE 60 CASA

    ResponderExcluir
  4. Aninha8.4.10

    Bom dia...

    É Carmem, a situação do Rio de Janeiro é preocupante... mas, infelizmente, é isso que vemos quando temos cidades sem projeto de urbanização, com desmatamento desenfreado...

    Todos são culpados... a natureza, os governantes e o homem comum!!!

    ResponderExcluir
  5. Martinha8.4.10

    Bom dia meninas! Dormiram bem?

    ResponderExcluir
  6. Aninha8.4.10

    Oi Martinha, bom dia amiga!
    Sim, dormi bastante... rs

    ResponderExcluir
  7. Martinha8.4.10

    Que bom Aninha, também dormi horrores nem tive tempo de sonhar rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Giselda8.4.10

    bom dia meninas!!!




    beiGinhos

    ResponderExcluir
  9. Aninha8.4.10

    Bom dia Gi, vc acordada a esta hora... coisa estranha amiga... rs...

    ResponderExcluir
  10. lindo texto ana,se superando sempre! a música é...bonita,você tem bom gosto,pronto!

    bom dia mulherada

    ResponderExcluir
  11. Aninha8.4.10

    Martinha, DM pra vc... rs

    ResponderExcluir
  12. Martinha8.4.10

    Descupa a demora, mas é que toda hora chega gente aqui

    ResponderExcluir
  13. Martinha8.4.10

    Desculpa pela demora Aninha, DM respondida

    ResponderExcluir
  14. Ana Mineira8.4.10

    Bom dia, meus queridos!

    ResponderExcluir
  15. Ana Mineira8.4.10

    Começo de mês e contas chegando...
    Mas casa firme, graças a Deus!
    Então vamos dar bom dia e pedir por aqueles que não tem motivos pra fazê-lo!

    ResponderExcluir
  16. Ana Mineira8.4.10

    Bom dia, Scarlett!

    Beijinho!!

    ResponderExcluir
  17. Martinha8.4.10

    Bom dia vizinha!

    ResponderExcluir
  18. Ana Mineira8.4.10

    Beijinho, edu!!!

    ResponderExcluir
  19. Ana Mineira8.4.10

    Bom dia, xará!

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  20. Ana Mineira8.4.10

    Bom dia, Carmem!

    Bom dia, Gi!

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  21. beijos ana,to ficando muito teu fã

    ResponderExcluir
  22. Martinha8.4.10

    agora me conta uma novidade kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Elas são muito boas mesmo, quando leio as duas fico pensando como eu ainda tenho coragem de escrever algo rsrss

    ResponderExcluir
  23. Ana Mineira8.4.10

    pópará de bobagi!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Ana Mineira8.4.10

    Adoro seu estilo, Scarlett...

    ResponderExcluir
  25. <span>agora me conta uma novidade kkkkkkkkkkkkkkkkk 
     
    Elas são muito boas mesmo, quando leio as duas fico pensando como eu ainda tenho coragem de escrever algo rsrss</span>
    rsrsrsrsrsrsrs são boas mesmo rsrsrsr e ela fica me chamando d besta acredita gata? rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  26. Isabela Rocha8.4.10

    Bom dia!! beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Martinha8.4.10

    Bom dia Isa!

    ResponderExcluir
  28. Ana Mineira8.4.10

    Bom dia, Isa!!!

    Beijinho, querida!

    Tá melhorzinha hoje??

    ResponderExcluir
  29. Isabela Rocha8.4.10

    Bom dia Martinha!!1

    ResponderExcluir
  30. Martinha8.4.10

    ai, ai ai ...

    ResponderExcluir
  31. Isabela Rocha8.4.10

    A minha vida era tão boa quando só frequentava blogs rsrs

    ResponderExcluir
  32. Isabela Rocha8.4.10

    Bom dia Ana...peguei sua frase do debonis e escrevi um post....obrigada...beijinhos

    ResponderExcluir
  33. Martinha8.4.10

    Vou confessar uma coisa Edu, toda vez que faço um post para o meu blog, nao publico antes de ter um parecer dessas meninas rsrsrs

    ResponderExcluir
  34. Martinha8.4.10

    Isa

    O twitter tá acabando com vc amiga? rsrsrs

    ResponderExcluir
  35. martinha gata,as anas sabem das coisas e teus textos também são perfeitos

    ResponderExcluir
  36. Isabela Rocha8.4.10

    Martinha,

    Sou muito boboca...mas um dia eu aprendo..rsrs

    ResponderExcluir
  37. Isabela Rocha8.4.10

    Obrigada Ana!

    ResponderExcluir
  38. Martinha8.4.10

    Isa, deixei recadinho pra vc lá no seu cantinho, Força!

    ResponderExcluir
  39. Isabela Rocha8.4.10

    Obrigada Martinha....

    Edu, adoro Roupa Nova!!!

    ResponderExcluir
  40. gosta mesmo gata? então antes de ir vou postar mais uma

    ResponderExcluir
  41. Isabela Rocha8.4.10

    Gosto sim Edu rsrs

    Ebaaa!!

    ResponderExcluir
  42. Isabela Rocha8.4.10

    Bom dia Thaís...beijos...inté

    Bom trabalho Edu...adorei as músicas...beijos

    ResponderExcluir
  43. Aninha8.4.10

    Xará,

    Eu já te falei que a primeira foto do post não está abrindo????????
    Não abriu nem no escritório e nem aqui em casa...

    ResponderExcluir
  44. Carmem8.4.10

    ;) OLÁ AMIGAS!

    ResponderExcluir
  45. Martinha8.4.10

    Oi gente, o bicho tá pegando aqui hoje, por isso estou sumida

    beijos

    ResponderExcluir
  46. Giselda8.4.10

    oi meninas, menino


    boa tarde e beiGinhos


    (Aninha, agora a foto abriu pra mim, dois idosos se beijando!!!! hehehe)




    e leu o que te escrevi no tt???? hehehehehehehhehehehehhehe

    ResponderExcluir
  47. Giselda8.4.10

    passei em frente a uma loja na rua inacio pereira da rocha!!!! hehehehehe



    VAMOS LÁ??????? hehehehehehehehehehhehehehehhhhhhhehe

    ResponderExcluir
  48. Aninha8.4.10

    Gi, acabei de te responder no tt... kakakakaka... figuraça... ainda me mata de vergonha alheia...

    ResponderExcluir
  49. Thaís...8.4.10

    Boa Noite,Aninha... Gi...Ana...Carmem..Isa...Martinha...Edu...Clara...convidado...etc...etc...etc...

    CONVIDADO? eu preciso de convite também? affe...Adeus espiadinhas...rsrs

    Gi...Tudo de bom teu avatar...rsrsrs

    Eu prefiro o Amor...Paixão é sofrimento na certa.rsrsrs

    Beijos...

    Fui...

    http://www.youtube.com/v/b0sWJrzJMT4" type="application/x-shockwave-flash" width="170" height="140

    ResponderExcluir
  50. boa noite mulherada

    ResponderExcluir
  51. Aninha8.4.10

    Buenas...

    ResponderExcluir

Deboneia aí...