terça-feira, 13 de abril de 2010

INFÂNCIA DE LIVROS


Vou fazer uma confissão: Monteiro Lobato nunca foi meu autor preferido, nem na infância. Pronto, falei! Quando vejo entrevistas de escritores, atores, compositores falando dos livros preferidos de criança, geralmente os olhinhos brilham e eles falam de Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho, Memórias de Emília, eu fico ligeiramente constrangida. Porque apesar de reconhecer a importância de Lobato para a Literatura Brasileira, principalmente a infanto-juvenil (o que seria absurdo negar afinal de contas, no
dia de seu aniversário, 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil), nunca consegui ser sua fã.

Nada disso significa que minha imaginação não tenha sido povoada de personagens igualmente encantadores. Várias histórias marcaram meus tempos de menina e a primeira que me vem à memória é a Bonequinha Preta. Ainda me lembro de participar da festinha de formatura do pré, quando o livro foi encenado e do tombo que o verdureiro levou quando a bonequinha caiu no seu balaio (afinal de contas, eram crianças de 6 anos...). Além da admiração pela autora, uma senhorinha que viveu em Belo Horizonte até os 102 anos, a professora Alaíde Lisboa de Oliveira.


Tempos depois teve uma tarde de autógrafo no shopping com o querido Ziraldo. Meu primeiro contato com o Menino Maluquinho... Ainda tenho o livro aqui em minhas mãos, com meu nome e do meu irmão na dedicatória e a data que minha mãe escreveu no verso da contra-capa (que não vem ao caso saber qual é, diga-se de passagem). Mas a emoção daquele momento e a doçura do Menino são coisas que nunca vou me esquecer.

E ainda Maria José Dupré com sua A Ilha Perdida. Ela que era elogiada por Lobato e que escreveu Éramos Seis, se enveredou pela aventura infanto-juvenil nessa obra que era obrigatória e que encantava. Geralmente era pela Ilha que tínhamos o primeiro contato com um clássico da nossa geração: A Coleção Vagalume, feita na medida pra despertar a paixão pela leitura em pré-adolescentes. Semana passada vi uma criança lendo a Sra. Dupré.

Um pouco mais tarde veio Lúcia Machado de Almeida que contribuiu com os misteriosos O Caso da Borboleta Atíria e O Escaravelho do Diabo, principalmente. Não consigo me esquecer da mariposa que se disfaçou de coruja para enganar uma testemunha do crime. Lembro de me sentir tão importante quando li... Parecia livro pra adulto.


Muito depois disso começa pra mim uma outra fase literária. Aquela em que nas encenações meu papel é atrás da máquina fotográfica. Ainda tive gratas surpresas redescobrindo a literatura infantil pelos olhos do meu filho. Foi como conheci Ana Maria Machado e a sua Menina Bonita do Laço de Fita. Um primor de história, que fala de diferença racial com uma delicadeza maravilhosa.

Adoro as segundas chances proporcionadas pela maternidade. Nesse momento estou lendo (palavra de honra!) A Bolsa Amarela de Lygia Bojunga. Não é um livro jovem, foi lançado em 1976, mas só agora tive o prazer de conhece-lo. Estou apaixonada pela menina que esconde na bolsa suas 3 grandes vontades: a de ser gente grande, a de ter nascido menino e a de se tornar escritora.


Em todas as idades que tive, livros coloriram minha vida de maneira inexplicável. E acho que uma das melhores coisas que posso desejar a qualquer criança é uma infância repleta deles.

Viva o livro infantil!


Beijos

Ana Mineira

25 comentários:

  1. Ana Mineira14.4.10

    Bom dia, meus queridos!

    ResponderExcluir
  2. Ana Mineira14.4.10

    Porque eu geralmente inauguro meus posts...

    Porque venho obcecadamente revisá-los...

    ResponderExcluir
  3. Ana Mineira14.4.10

    <span><span>"Ah, não existe coisa mais triste que ter paz. </span></span>
    <span><span>E se arrepender, e se conformar. </span></span>
    <span><span>E se proteger de um amor a mais"</span></span>
    Vinícius de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Martinha14.4.10

    Bom dia vizinha!

    Acho que li todos da coleção vagalume, se eu te falar que me deu saudades daquela época em que minha única preocupação era conseguir ler o livro antes da prova, hoje eu queria todo aquele tempo que eu tinha e não soube usar.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Ana Mineira14.4.10

    Scarlett!!!

    Bom dia!!

    Se quiser ainda tenho 3 aqui, estão às ordens...

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  6. Anonymous14.4.10

    Adoraria vizinha, agora não tenho mais o tempo que passou rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Aninha14.4.10

    Bom dia, meninas...

    Belo post, Xará... o estímulo à leitura é essencial para as crianças.

    Além destes livros que vc citou... lembro de outros... "três voltas para a esquerda" ou, ainda,  "a menina que perguntava demais"... rs... tenho todos eles em Santos... até hj...

    ResponderExcluir
  8. Anonymous14.4.10

    Bom dia Aninha!

    ResponderExcluir
  9. Thaís14.4.10

    Olá Aninha...Ana...Martinha...Demais

    Gibi conta como livro infantil?

    Decidi... vou reler pela milésima vez, "Dez sacizinhos"

    Bom Dia pra vcs...

    Beijoss...

    http://www.youtube.com/v/IG1ZU56tsdo" type="application/x-shockwave-flash" width="170" height="140


    Essa música me fez imaginar e viajar muito...

    ResponderExcluir
  10. Aninha14.4.10

    O livro que li mais vezes, foi Romeu e Julieta... perdi a conta do número de vezes que li... talvez umas 15... rs

    Sim, sou romântica e daí? rs

    Thaís, beijocas pra vc!!!

    ResponderExcluir
  11. Aninha14.4.10

    Vou pro Tribunal... tentar almoçar e fazer sustentação Oral...

    Fui

    ResponderExcluir
  12. Thaís14.4.10

    <span><span><span><span>
    </span>
    </span><span>Se você ligasse pro seu namorado</span></span></span><span><span><span> e ele atendesse assim:

    "Escuta aqui você...</span></span></span><span><span>eu tô na casa de um amigão,</span></span><span><span>tô tomando um cervejão,</span></span><span><span>tô jogando um poquerzão
    e não vô agora não!"
    </span></span><span><span>
    Eu responderia..

    Eu tô no salão,
    arrumando o cabelão,
    vou sair com o Ricardão,
    vou pagar no seu cartão
    e vê se num chora não!
    Seu tremendo vacilão !
    </span></span><span><span>Fica aí que aqui tá muito bão...! </span></span>

    ResponderExcluir
  13. Thaís14.4.10

    esse eu li também,só não li o pequeno príncipe...
    Quem sabe se fosse o grande príncipe eu não teria lido.rsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Aninha14.4.10

    kakakaka... adooooooooorei Thais... rs

    ResponderExcluir
  15. Aninha14.4.10

    Thais, vc é do Rio ou de Minas? rs

    ResponderExcluir
  16. Martinha14.4.10

    Thais vou copiar rsrsrs

    ResponderExcluir
  17. Carmem14.4.10

    :) BOA TARDE!
    MARTINHA,ANINHA,THAIS!

    ResponderExcluir
  18. Aninha14.4.10

    Thais, o pequeno príncipe eu tb li... acho que tava na quarta série, aliás... ou na quinta... sei lá...

    Só lembro que na escola, a gente tinha um rodízio de livros... cada aluno lia um livro por mês e, depois, tinha que contar aos amigos... era legal... kakakakaka...

    ResponderExcluir
  19. Aninha14.4.10

    oi Carmem... beijos

    ResponderExcluir
  20. Thaís14.4.10

    <span><span>Aninha</span></span>
    <span>Thais, vc é do Rio ou de Minas? rs</span>
    <span></span>
    <span>Nem do Rio Nem de Minas...</span>
    <span>Mas sou CALMINHA quinem minera rsrsrsrs</span>
    <span>e gentil igual paulista rsrsrssr</span>
    <span></span>
    <span>essa foi péssima.</span>
    <span>kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk</span>
    <span></span>
    <span></span>

    ResponderExcluir
  21. Thaís14.4.10

    tranquilo,pode copiar o que vc quiser rsrs

    ResponderExcluir
  22. Thaís14.4.10

    Beijo Carmem

    ResponderExcluir
  23. Ana Mineira14.4.10

    Cadê o Eduardo, hein?????????????

    ResponderExcluir
  24. Anonymous14.4.10

    oi Ana...diz pro edu..que deixei beijos.. e pra vc tbem..

    ResponderExcluir
  25. Ana Mineira14.4.10

    sim, convidado

    eu digo

    Mas ele vai me encher os pacová pra saber quem é

    aff...

    ResponderExcluir

Deboneia aí...