sábado, 20 de fevereiro de 2010

O GENTIL-HOMEM, O FIDALGO E O MONTADOR DE CAVALOS

Eu adoro palavras... o significado, o som, a origem... Às vezes os menores detalhes podem explicar muito. É como aquela velha diferença entre cavalheiro e cavaleiro. Estive pensando nela. Em outras línguas são palavras totalmente diferentes e essa parecença em português acho meio forçada.

A primeira é sinônimo de gentil-homem e pode ser traduzida por gentilhomm
e, ou gentleman, ou gentiluomo, ou seja, um homem de boas maneiras. Na verdade, na Europa, no auge das monarquias era a palavra usada na Inglaterra para destacar um homem bem nascido, mas sem títulos de nobreza. Um quase nobre, digamos assim...

Já a palavra cavaleiro
surgiu pra designar um homem que tinha um cavalo que podia manter a serviço do estado. No nosso idioma permaneceu bem perto da origem e, ainda hoje, é o homem que monta cavalos. Só que na antiguidade um cavaleiro era considerado um cidadão superior, um soldado. Sabe aquele que matava o dragão pra salvar a princesa? Ele mesmo. Então na Inglaterra se tornou um título concedido pelo rei ou rainha, o fidalgo (filho de algo), que é transmitido de geração em geração e é a porta de entrada para a corte, a única maneira de se chegar à nobreza.

Acho que toda essa bagunça linguística é que confunde os homens desse país (tem que ter uma explicação, né?). A parte do cavalo é fácil... Mas essa história de separar um homem bem nascido, que sabe ser gentil daquele que é um nobre de nascimento e salva princesas de dragões... Aff... Aí complica... A começar que não está nada fácil se encontrar um dragão por aí... E as princesas de hoje em dia... se sustentam, dirigem, saem sozinhas. Não dão sinal de precisar de um salvador. Quanto aos bons modos, quem liga? Aparentemente ninguém. Ninguém precisa ser salva, ninguém liga pra gentileza e dragão é um equívoco histórico. Certo? Não.

Eu, sem perceber, comecei a fazer um teste com meus vizinhos, observando como eles agem ao entrar no prédio junto comigo. Aprendi quais são os que fazem questão de abrir as portas pra mim e mante-las abertas, se desculpam quando estão com as mãos ocupadas e em hipótese nenhuma entram primeiro no elevador. Desnecessário dizer que são meus favoritos. Desde que descobri que faço isso comecei a ver o quanto presto atenção a essas coisas e quanto elas são significativas. Mesmo quando o vizinho é gay, ou mesmo que seja meu pai ou meu irmão. Que sensação boa perceber esses seres tomando cuidado pra não andar na minha frente, ou pra que eu não tropece, me cedendo a vez. Homens e mulheres são criaturas diferentes, sem dúvida, e boa parte desses hábitos foi criada tendo em vista nada além da inferioridade física feminina, mas demonstram zelo, deferência por tudo que somos e significamos e não tem como isso não fazer bem...

Não, na maior parte do tempo não precisamos mais ser salvas... (o que não significa que eu dispense uma figura masculina confiável numa situação de perigo físico...) Não de nada que ameace nossa sobrevivência, nem precisamos mais da tutela de ninguém. O monstro da dependência é uma realidade cada vez mais distante. Mas todas e todos merecem ter quem os salve da frieza, da solidão, da desesperança... E que tenha cavalo ou não, mas que entenda de solidariedade.

Quanto ao dragão, ele hoje usa os mais variados disfarces... Às vezes ele é carência, insegurança, em outras é medo, cobrança, aspereza, intolerância... O certo é que é mais fácil matá-lo se tiver alguém do lado pra te proteger.

Espero que agora tenha ficado mais claro... Porque a verdade é muito simples: todo mundo quer se sentir especial. E mulheres se sentem especiais quando tratadas como... mulheres. Ainda que não sejam princesas em perigo, nem donzelas indefesas. E ainda que os fidalgos e cavalheiros não sejam nada mais que os homens comuns que as cercam desde sempre.



Beijos



Ana Mineira

13 comentários:

  1. Ana Mineira20.2.10

    Bom dia, meus queridos!!!

    ResponderExcluir
  2. Ana Mineira20.2.10

    Scarlett!

    Segura o Echo aí, minha filha, que nós estamos apertadas de custura, viu???

    Serve café, conversa com as visitas...

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  3. Martinha20.2.10

    Eu prefiro também aquele amante a moda antiga como diz Roberto Carlos rsrs


    Vizinha já ta abusando né, kkkk
    vc sabe que esse fim de semana pra mim é complicado mas vou ver o que posso fazer rsrs

    beijios

    ResponderExcluir
  4. bom dia!

    acho q suas palavras tem a ver com o q consersávamos há poucos dias. a necessidade de proteçào mantém-se viva e atual.as situaçãoes contemporâneas são outras, mas apenas as situações...na vivência do dia a dia, enfrentar situações permeadas por um sentimento de proteçào nos dá gde segurança. é assim q nos sentimos amadas! exercer toda nossa independência e manter um sentimento de proteçào, pode parecer contraditório, mas nào é. na verdade, assim, parece q podemos nos tornar indestrutíveis...mas aí, já é outro assunto...

    ResponderExcluir
  5. Martinha20.2.10

    Bom dia Its, tudo certinho com vc?

    ResponderExcluir
  6. Martinha20.2.10

    cadê vcs?

    ResponderExcluir
  7. Aninha20.2.10

    Oooooooooooi

    To aqui...

    ResponderExcluir
  8. Martinha20.2.10

    oi amiga, saudades viu!

    ResponderExcluir
  9. Aninha20.2.10

    eu tb amiga...
    mas vc sabe... to na correria... rs

    ResponderExcluir
  10. Martinha20.2.10

    Meu cruzeiro venceu e agora estou ouvindo o Luxa chorar kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Martinha20.2.10

    espero que a partir da semana que vem vcs tenham mais tempo pra mim, vou precisar rsrs

    ResponderExcluir
  12. Aninha20.2.10

    Rs... calma amiga... teremos tempo sempre pra vc...

    Agora, vou pra minha irmã...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Aninha20.2.10

    Alguém?????????

    ResponderExcluir

Deboneia aí...