quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PRIMEIRO DIA DO ANO!!! OPS... QUER DIZER: QUARTA-FEIRA DE CINZAS!!!!

A foto é de uma quaresmeira, árvore que só floresce nessa época do ano

Ah... O carnaval se foi...
Sem querer ser do contra e já sendo:
Graças a Deus!!!!
Já não aguentava dias meio úteis... Já não aguentava ouvir que "depois do carnaval"... Acabou! Sem desculpas agora!
Feliz ano novo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E a Quarta-Feira de Cinzas, hein?! O que significa mesmo? Nesse país tão religioso e tão pouco religioso?? Nesses tempos de comodidade e desesperança? Que que é isso, afinal de contas?
Meu lado carola vai contar pra quem não sabe...
(Deboniando também é cultura.)

Toda quarta-feira de cinzas minha avó aparecia com uma mancha preta na testa. Quando eu era pequena aquilo me intrigava muito, como ninguém nunca me dava uma resposta satisfatória (imaginem que criança chata eu fui...), com o tempo comecei a achar que ela batia a testa na torneira do tanque (minha vó adorava um tanque!!). Depois fui descobrir que aquilo era a cinza dos ramos do Domingo de Ramos, que eram icinerados e depois usados para ungir os Católicos e lembrá-los do início da quaresma. Compliquei???

Tá... com calma: os ramos (folhas de coqueiro e palmeira) são levados pelos fiéis à missa do domingo antes da tal quarta-feira para lembrar a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém (a entrada foi tão triunfal que chamou atenção dos poderosos que crucificaram Ele dias depois). Aí eles queimam os ramos (não me perguntem eles quem... os padres provavelmente...) e passam na testa das pessoas na missa da Quarta-Feira de Cinzas. Por quê!? Para lembrar o sofrimento de Jesus. Essa é a proposta para os 40 dias que separam o Carnaval da Páscoa.

Isso não faz o menor sentido?? É coisa de gente antiga que não se usa mais? Só se for na terra de vocês... Porque por aqui muita gente ainda (pessoas absolutamente insuspeitas) leva a quaresma muito a sério. É um período de penitência, de sacrifício e antigamente a Igreja Católica exigia jejum de todas as pessoas entre 18 e 60 anos. Isso quando ela podia exigir alguma coisa, né? Ultimamente sugere, muito gentilmente, dois dias sem comer carne, o primeiro e o último dia, ou seja a Quarta Feira de Cinzas e a Sexta feira da Paixão. Mas tem muita gente que inventa suas próprias penitências, o que eu acho que faz muito mais sentido. Por exemplo: para alguém que quer emagrecer jejum é penitência??? Então as pessoas usam a imaginação. Tem os que não bebem cerveja (montes deles!!!!), os que não bebem café, os que não comem doce, os que não comem chocolate, os que não falam palavrão (esquisito, né?!), os que não comem pão... enfim... cada um no seu quadrado...

Eu, pessoalmente, tão pessoalmente quanto Fernando Pessoa (tá, trocadilho infame...), acho que "tudo vale a pena quando a alma não é pequena". E se quarenta dias privado de alguma coisa que goste vão ajudar alguém a refletir sobre a bondade humana, que seja. Religiosidade é pra isso, pra nos dar desculpas pra fazermos de vez em quando e por obrigação coisas que deveríamos fazer sempre e espontaneamente... Portanto... uma Quaresma proveitosa pra todo mundo!

22 comentários:

  1. bom dia!
    comecemos o ano, entào!
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Aninha17.2.10

    Bom dia, bom dia, bom dia...

    ResponderExcluir
  3. bom dia,quarta-feira de cinzas,fui batizado mas não tenho primeira comunhão,não frequento igrejas,não tenho religião mas não me considero ateu,ateu é alguém que não acredita é cético.eu acredito em deus,tenho conversas com ele,muitas vezes tenho medo das respotas,por isso não acho que seja um ateu, to muito mais pra um à toa.mas também acho que uma boa conversa com deus,não preciso me dirigir a ele com palavras,frases feitas e decoradas.você pode estar perto e bater um bom papo com ele,olhando pra um dia lindo,olhar pra beleza de uma flor,tomar um banho de chuva,brincar com teu cachorro,olhar uma árvore,coisas simples.é assim que penso que seja a melhor forma de conversar com ele.


    beijos pra quem chegar,até mais

    ResponderExcluir
  4. Aninha17.2.10

    Edu... vc é dos meus... rs... Não preciso estar dentro de uma igreja para conversar com Deus... para senti-lo ao meu lado e dentro do meu coração!!!!!

    Para vc, a música que mais inspira quando o assunto é Deus...


    http://www.youtube.com/v/tWuQc7W0O-A" type="application/x-shockwave-flash" width="170" height="140

    ResponderExcluir
  5. Aninha17.2.10

    * a música que mais ME inspira... rs...

    faltou o ME

    ResponderExcluir
  6. <span>Edu... vc é dos meus... rs... Não preciso estar dentro de uma igreja para conversar com Deus... para senti-lo ao meu lado e dentro do meu coração!!!!! 
     
    Para vc, a música que mais inspira quando o assunto é Deus... 
     
    </span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span>leus meus pensamentos? pensei nessa música mas com o gilberto gil rsrsr</span>

    ResponderExcluir
  7. Ana Mineira17.2.10

    bom dia, meus queridos!!!

    ResponderExcluir
  8. <span>bom dia, meus queridos!!!</span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span></span>
    <span>bom dia ana</span>

    ResponderExcluir
  9. Aninha17.2.10

    Bom dia, Xará....

    ResponderExcluir
  10. Ana Mineira17.2.10

    beijinho, edu!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Ana Mineira17.2.10

    Beijinho, xará!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Martinha17.2.10

    Boa tarde

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Aninha17.2.10

    Oi Martinha...

    ResponderExcluir
  14. Martinha17.2.10

    Oi aninha quer um pouquinho de calor ai

    ResponderExcluir
  15. Aninha17.2.10

    Não, obrigada, já estou fechada numa sauna... ki f...

    ResponderExcluir
  16. CARIOCA17.2.10

    O Edu está certo em seu comentário sobre se conversar com Deus.Parabéns.
    Mas falando de Carnaval, soube que o do Recife antigo foi lindo, isso me dito por alguem que esteve dois dias em Salvador e dois dias em Recife. Se arrependeu de ter ido para Salvador onde, mesmo no cordao, levou muitos empurroes.

    ResponderExcluir
  17. Martinha17.2.10

    boa noite Carioca, Clarinha, e meninas

    vizinha vc tem certeza que era chata quando criança rsrsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Martinha17.2.10

    Cadê o Edu queria consola-lo pelo flamengo rsrs

    ResponderExcluir
  19. Thaís18.2.10

    rsrsrs aí Martinha...
    Eu bem que gostaria mas meu
    telhado é de vidro finíssimo.afe!!!

    ResponderExcluir
  20. Thaís18.2.10

    Meninas...

    Bjssss

    Fui...

    ResponderExcluir

Deboneia aí...