domingo, 28 de março de 2010

SINCERIDADE??


Nos últimos tempos tenho me deparado várias vezes com uma questão aparentemente simples a meu respeito:
A sinceridade.
Pra ser sincera... eu nem sabia que era tão sincera...
É mais ou menos como a questão das músicas:
Até muito pouco tempo atrás eu achava que era absolutamente normal ficar decorando toda letra que aparecia pela frente. Sempre tive uma curiosidade incontrolável pra saber o que as músicas diziam e uma enorme vontade de aprender pra cantar, pra acompanhar...
E eu pensava que todo mundo era assim. (Juro!!!)
Depois comecei a achar que era por saber inglês. Até que um dia, conversando do assunto com amigos, todos professores de idioma,
um deles disse meio irritado:
"Cara!!! É impressionante o tanto de letra que ela sabe!" e os outros concordaram em coro. Eu fiquei chocada pensando: "Como assim?!"
Quando escrevi o post Família Escolhida mandei o link pro meu pai ler
e ele mandou uma reposta por email:
"O texto não está piegas. Está sincero e direto como você sempre foi."
Fiquei chocada pensando: "Como assim?!"
Eu enxergava desse jeito: Todas as vezes que as pessoas precisavam ver as coisas mais claras e simplificadas elas diziam o que realmente estavam sentindo e... voilá!!!
Descobri que não. E que nem é por falta de honestidade. A maioria das pessoas simplesmente não acredita que a verdade verdadeira seja muito produtiva. Pelo contrário, pensam que quando ela (a verdade) aparece de peruca e óculos escuros causa muito menos tumulto.
Tenho me esforçado nesse sentido... Minha língua tá toda mordida...
(Juro!!!) Fico fazendo de conta que não vi, que não entendi, esperando acessos de realidade alheios. Só que, quando confrontados com as minhas respostas vagas e escapadelas, eles insistem em me olhar e pedir: fala a verdade! E aí???? É pra eu continuar?? É pra eu confessar???
Por mais clichê que possa parecer, sempre achei que a verdade liberta mesmo. Sim, porque uma vez que ela é dita, não há mais nada a se fazer... E aí vão-se embora as amarras. Cada um escolhe uma posição e pronto. E, sinceramente, não consigo ver o mal disso. Pode precipitar desfechos, situações? Sim. Mas coisas que já estavam fermentando ali no escuro, caladas... e que de um jeito ou de outro iam acabar acontecendo. Recentemente fui "acusada" de ser "a pessoa mais realista" que já conheceram... Choque... de novo... Como assim?! Nada menos realista do que pensar que quando as pessoas pedem sinceridade, elas querem ter... sinceridade.
E fico eu por aí... Meio ornitorrinco de novo... sem saber se digo, se não digo... Sem saber se poupo quando eu minto ou se preservo quando escancaro... Sem saber se quando solto meus pensamentos estou interferindo com o curso natural das coisas ou se estou colocando as coisas no seu devido curso... De qualquer maneira, eu sei e todos em volta de mim sabem, que esse auto controle não dura muito... A verdade mais cedo ou mais tarde acende um fósforo na minha barriga, como personagem de desenho animado que quer ser cuspido de dentro do monstro que o engoliu...
Então, só posso dizer de coração e antecipadamente:
Desculpem a sinceridade...



Beijos

Ana Mineira

20 comentários:

  1. Ana Mineira28.3.10

    Bom dia, meus queridos!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ana Mineira28.3.10

    Indo daqui a pouco para o clube...

    ResponderExcluir
  3. CARMEM28.3.10

    8-) <span>BOM DIA!
    </span>

    ResponderExcluir
  4. Ana Mineira28.3.10

    Carmem!!!


    Bom dia!!!


    Bom domingo pra vc!!!

    ResponderExcluir
  5. Ana Mineira28.3.10

    Zarpando para o clube...

    Lindo domingo, queridos!!!!

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  6. Thaís28.3.10

    Olá "Geral"...

    Ana.

    Pra mim sinceridade é uma virtude,ele compõem o caráter de uma pessoa.
    E quanto a ser verdadeiro,não sendo o oposto de mentiroso,
    todo mundo tem a sua Verdade.

    Que me desculpem Cazuza e Frejat,
    Mas mentiras sinceras NÃO me interessam.

    Bom domingo a todos...

    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Aninha28.3.10

    TO NA ÁREA...

    Com saudade de vcs!!!!!!!

    KD todo mundo??????????? rs

    ResponderExcluir
  8. Aninha28.3.10

    Duduzinho... beijinhos

    ResponderExcluir
  9. oi GPP beijos 8-)

    ResponderExcluir
  10. CARMEM28.3.10

    :-P <span>BOA NOITEMENINAS EMENINOS!
    </span>

    ResponderExcluir
  11. CARMEM28.3.10

    Não tem ninguém em casa?

    ResponderExcluir
  12. ana texto lindo,você escreve bem,a cada dia se supera


    beijos mulherada

    ResponderExcluir
  13. Martinha28.3.10

    Vizinha eu adoro as verdades

    Mas olha o dia que eu estuver triste deica pra falar no dia seguinte tá rsrs

    beijos adorei o texto, como sempre

    ResponderExcluir
  14. gilberto senna29.3.10

    bom dia

    beijinhos para as musas

    abraços para os musos

    ResponderExcluir
  15. Ana Mineira29.3.10

    Bom dia, meus queridos!!!

    ResponderExcluir
  16. Ana Mineira29.3.10

    Jota?????


    É vc???????

    Vivo e respirando???

    Beijinho!!!

    ResponderExcluir
  17. Anonymous29.3.10

    POST NOVO

    POST NOVO

    POST NOVO

    ResponderExcluir

Deboneia aí...